Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraíba registra 929 pessoas desaparecidas em 2025 e entra no alerta nacional

A Paraíba registrou 929 casos de desaparecimento de pessoas em 2025, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O número representa uma taxa de 22,31 casos por 100 mil habitantes, dentro de um cenário nacional de alta.

No Brasil, foram 23.919 desaparecimentos de crianças e adolescentes em 2025, o equivalente a 66 casos por dia, alta de 8% em relação a 2024. Os dados foram enviados pelos estados e pelo Distrito Federal ao Sinesp.

Na Paraíba, os registros fazem parte do Painel de Pessoas Desaparecidas e Localizadas, alimentado pelas forças de segurança. Embora o estado não esteja entre os que concentram mais ocorrências absolutas, o número acende um alerta para a necessidade de políticas de prevenção e busca ativa.

Segundo o levantamento nacional, mais de 60% dos desaparecimentos de crianças e adolescentes envolvem meninas. Em 2025, 61% eram do sexo feminino e 38% do masculino. Em parte dos registros, o sexo não foi informado.

De acordo com a Lei 13.812/2019, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, pessoa desaparecida é todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, independentemente da causa.

Para casos considerados de alto risco, o protocolo Amber Alert tem sido utilizado desde 2023. O sistema divulga alertas emergenciais por meio de plataformas como Facebook e Instagram, em um raio de até 200 quilômetros do local do desaparecimento.

Segundo a coordenadora de Políticas sobre Pessoas Desaparecidas, Iara Buono Sennes, o alerta tem ajudado na localização de crianças. No entanto, ela avalia que a política ainda é recente e precisa de maior integração com os estados, inclusive para compreender diferenças regionais e de gênero.

Em todo o país, mais de 84 mil pessoas desapareceram em 2025, considerando todas as idades. É o maior número desde 2015, início da série histórica, superando os índices pré-pandemia.

Enquanto São Paulo concentra 24%, equivalente a  20.546 casos em 2025 dos registros nacionais, a Paraíba aparece em uma faixa intermediária no ranking.

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.