Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procon-JP inicia fiscalização periódica aos postos de combustíveis para coibir práticas irregulares

De olho no mercado de combustíveis e seguindo denúncias dos consumidores, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) está realizando, a partir desta semana, fiscalização periódica aos postos para coibir práticas irregulares como aumento de preço extemporâneo, má qualidade e quantidade incorreta dos produtos nas bombas. Nesta segunda-feira (2), a primeira parada da equipe de inspeção, que agora conta com a presença de um químico e de equipamentos especializados, foi em um estabelecimento na Cidade dos Colibris, que recebeu autos de notificação e de constatação.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Junior Pires, no primeiro estabelecimento visitado não havia irregularidades nos preços e nem combustível adulterado ou com problema de vazão. “Encontramos falta de informações ao consumidor, que deveriam estar expostas em local visível e de fácil acesso, além de uma proveta que não tinha certificação do Inmetro. Notificamos o posto para que realizasse as adequações, dando um prazo para isso”, explicou.

Junior Pires pontua que o Procon-JP também vai seguir as denúncias que estão chegando ao órgão por parte dos cidadãos. “O consumidor é parte fundamental na fiscalização ao denunciar os locais onde porventura desconfiem de algum tipo de irregularidade. Ele pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 0800-083-2015 ou do WhatsApp 83 98865-0179”.

Químico e equipamentos – Para realizar os testes de qualidade, o Procon-JP dispõe de um químico especializado, além de equipamentos próprios para esse fim. “Por uma questão de responsabilidade, o Procon-JP tem todo o cuidado quando sai para uma fiscalização e usa toda ferramenta disponibilizada pela tecnologia e o conhecimento especializado de profissionais, para que a inspeção não incorra em erro, principalmente quando se trata de produtos que usamos no dia a dia como os combustíveis e alimentos”, salienta o secretário.

E continua: “Podemos dizer que estamos prontos para as inspeções. Quando desconfiamos de alguma irregularidade, colhemos amostras e fazemos os testes e, se encontrarmos algo fora dos conformes, enviamos para o laboratório Central de Combustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, considerado o terceiro melhor do Brasil, que nos dará um laudo conclusivo, de confirmação ou não dos testes in loco”, complementou Junior Pires.

Pesquisas comparativas – Quanto à reclamação por problemas nos preços dos combustíveis, Junior Pires informa que as pesquisas comparativas realizadas semanalmente são uma forma de monitorar o mercado e, assim, detectar quando há aumento fora de hora ou abusivo. “Como as pesquisas são comparativas, a fiscalização avalia os preços atuais considerando os valores anteriores praticados nas bombas”, concluiu.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá, das 8h às 17h (distribuição de fichas entre 8h e 16h30)

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976

Instagram: @procon_jp

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

secomjp

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.