Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

França critica “condenação ultrajante” de jornalista norte-americano na Rússia – Mundo

França critica “condenação ultrajante” de jornalista norte-americano na Rússia – Mundo



A França lamentou hoje a “condenação ultrajante” do jornalista americano Evan Gershkovich e apelou para que as autoridades russas libertem “todos os presos políticos”, tanto do país como estrangeiros.

“A deriva repressiva do regime russo continua a intensificar-se”, lamentou Christophe Lemoine, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, num comunicado de imprensa, sublinhando que a França está “muito preocupada com as restrições cada vez maiores à liberdade de expressão, à liberdade de informar e ao acesso a informações independentes na Rússia”.

Paris pede a Moscovo “para que respeite os direitos e liberdades fundamentais em conformidade com os compromissos internacionais da Rússia”.

Na sexta-feira, um tribunal russo condenou o jornalista americano Evan Gershkovich a 16 anos de prisão, após o fim de um rápido julgamento à porta fechada, sob a acusação de “espionagem”, uma acusação que nunca foi fundamentada pela Rússia.

O repórter do Wall Street Journal, de 32 anos, terá de cumprir a sua pena numa colónia prisional de “regime estrito”, o que significa condições de detenção muito rigorosas em comparação com o “regime normal”.

Evan Gershkovich é o primeiro jornalista ocidental a ser condenado na Rússia por espionagem.

No entanto, a sua condenação é uma condição prévia para uma possível troca de prisioneiros com Washington, uma vez que Moscovo só troca detidos se estes forem condenados.

Na sexta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que os Estados Unidos estavam a trabalhar “incansavelmente” para garantir a sua libertação.





Link da fonte aqui!