Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro de Controle de Zoonoses da Capital realizou mais de 2.600 castrações em 2025

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, entre janeiro e a primeira semana de dezembro deste ano, 2.647 castrações, sendo 2.140 procedimentos em gatos e 507 em cães. As cirurgias foram realizadas em grande parte no bloco cirúrgico do Centro, mas desde o mês de agosto, o serviço foi reforçado com um Castramóvel, que realizou 385 procedimentos percorrendo os bairros da Capital.

“A castração é um procedimento cirúrgico e oferece vantagens diretas aos animais e à saúde pública. Para os animais, previne doenças graves, como tumores de mama, câncer testicular, reduz comportamentos relacionados ao instinto reprodutivo, aumenta a expectativa e qualidade de vida e previne gestações indesejadas. Para a saúde pública, auxilia no controle populacional de cães e gatos, reduz o risco de transmissão de zoonoses, além da diminuição de acidentes, agressões e ocorrências envolvendo animais soltos e da economia de recursos públicos relacionados a resgates, abrigos e tratamentos emergenciais”, explica a diretora do Centro de Controle de Zoonoses da Capital, Gabriela Azevedo.

A castração é indicada para animais saudáveis, entre 1 e 5 anos de idade. Para a segurança do procedimento, é preciso avaliação prévia com médico veterinário que fará as recomendações prévias para o preparo da cirurgia e do pós-cirúrgico. “Disponibilizar castrações gratuitas na rede pública é uma medida estratégica de saúde pública que garante uma cidade mais segura e saudável”, reforça a diretora.

Um dos animais castrados pelo serviço foi a dálmata Julie, de 1 ano. “Foi algo bem tranquilo a solicitação, todo o atendimento no Centro também foi ótimo, a equipe muito atenciosa e realmente preparada. A gente fica com receio por ser serviço público, mas me surpreendeu bastante”, relata o tutor, Jackson Oliveira.

Como solicitar a castração – O tutor deve acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e fazer o cadastro do animal. Com o app em mãos, o usuário deve ir até na categoria ‘animais’ e clicar na opção ‘bem-estar animal’, onde será direcionado aos serviços disponíveis. Nesta página, ele terá acesso a aba de ‘agendamento castração zoonoses’, além de outros serviços da Prefeitura de João Pessoa que também realizam a cirurgia, como o Hospital do Pet e a Clínica Pet.

O agendamento será feito de acordo com a disponibilidade do serviço, que entrará em contato para informar sobre o dia e horário do procedimento e outras orientações prévias.

secomjp

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.