Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pré-carnaval de João Pessoa promove inclusão e garante espaço seguro para crianças autistas no desfile das Muriçoquinhas

O pré-carnaval de João Pessoa foi marcado, na tarde desta segunda-feira (9), por um forte exemplo de inclusão social e respeito às diferenças. O desfile dos blocos Muriçoquinhas e da Melhor Idade transformou o Busto de Tamandaré, na Orla da Capital, em um grande encontro de gerações, reunindo crianças, idosos e famílias em uma confraternização marcada pela alegria e acolhimento.

Um dos grandes destaques do evento foi a atenção especial às crianças autistas, que pelo terceiro ano consecutivo participaram do desfile em um espaço planejado para garantir conforto, segurança e inclusão. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas às famílias atípicas, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social.

Com a parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o bloco trouxe como tema este ano ‘Amor Não Dói’, um alerta contra a violência doméstica, reforçando o papel do Carnaval também como espaço de conscientização social. “Hoje é um dia muito especial, um dos maiores blocos que nós temos, as Muriçoquinhas, voltado para as crianças, para as famílias. É um Carnaval para toda a população pessoense, paraibanos e turistas. Eu gosto de vir com meus filhos, com minha família, e curtir esse Carnaval maravilhoso, que a cada ano fica maior”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressaltou que a inclusão das crianças autistas já faz parte do planejamento cultural da cidade. “Este é o terceiro ano consecutivo que realizamos essa ação de inclusão social das crianças autistas. Isso faz parte do projeto do governo do prefeito Cícero Lucena, de trabalhar a inclusão social por meio da cultura. Montamos um camarote especial, da própria Prefeitura, com toda a segurança necessária, em parceria com associações que acompanham essas crianças. É fundamental possibilitar que as famílias, mães, pais e, sobretudo, as crianças possam se divertir. Esse é um Carnaval verdadeiramente inclusivo”, destacou.

A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, reforçou o impacto positivo da iniciativa para as famílias atípicas. “Há três anos trazemos crianças, adolescentes e adultos autistas com segurança para o Camarote das Muriçoquinhas, com o apoio do prefeito Cícero Lucena e da Funjope. Esse é um desejo do prefeito, que tem o autismo como pauta de inclusão e está sempre atento às nossas necessidades. O bloco das Muriçoquinhas é altamente inclusivo e é o que melhor atende aos interesses dos autistas. Muitas mães nunca tiveram a oportunidade de viver um Carnaval como esse. Hoje, João Pessoa é referência para todo o Brasil”, afirmou.

Carnaval seguro – Para as famílias, o sentimento foi de gratidão e emoção. Fernanda Moraes, mãe de um folião autista, destacou a importância do apoio institucional. “Esse apoio da Prefeitura é fundamental. As crianças estão se divertindo, pulando, vivendo a alegria do Carnaval de forma segura. Isso faz toda a diferença para nós, mães e pais”, disse.

Juliana Salustiano compartilhou da mesma percepção. “É muito importante esse cuidado com a inclusão. Saber que nossos filhos podem participar do Carnaval com segurança nos traz tranquilidade e felicidade”, afirmou a outra mãe.

Festa cultural – Além das famílias atípicas, pais de outros foliões também destacaram o valor cultural e social do Carnaval de rua. Júlio Henrique ressaltou o papel do evento na formação das crianças. “O Carnaval de rua é extremamente importante para a introdução social de crianças de todas as idades, tanto atípicas quanto típicas. Brincadeiras, músicas e convivência ajudam no desenvolvimento cultural e social desde cedo”, pontuou.

Já Lívia Guedes destacou o direito à infância plena. “Como mãe, acredito que as crianças precisam fazer parte da sociedade, viver esse momento de folia, brincar com os irmãos e amigos. Trago meus filhos porque acredito que esse é um ambiente para eles. Toda criança merece viver essa felicidade”, afirmou.

Blocos – Criado há 34 anos, o bloco infantil Muriçoquinhas teve como principal atração o Mundo Bita, levando música, cores, aprendizado e muita interação para os foliões mirins. A alegria tomou conta da Via Folia até o Busto de Tamandaré, envolvendo públicos de todas as idades.

O desfile também contou com a participação do Bloco da Melhor Idade, fundado há 27 anos pela empresária e ex-vereadora Creuza Pires. Os foliões foram embalados por Gracinha Teles e orquestra, reforçando o encontro entre gerações e mostrando que o Carnaval de João Pessoa é, acima de tudo, um espaço de convivência, respeito e inclusão.

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.