Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividades do ‘Janeiro Branco’ estimulam autocuidado, bem-estar e autoestima dos usuários dos Caps

Atividades do ‘Janeiro Branco’ estimulam autocuidado, bem-estar e autoestima dos usuários dos Caps


Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Rede Municipal de Saúde já iniciaram as ações da campanha ‘Janeiro Branco’, que busca sensibilizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. A programação segue até o dia 30 deste mês com atividades que estimulam o bem-estar, autocuidado e autoestima dos usuários.  

Uma delas é Janete da Silva, usuária do Caps Caminhar há mais de 10 anos. Ela conta que não apenas durante o ‘Janeiro Branco’, mas cotidianamente, o serviço tem sido importante para auxiliar no seu equilíbrio. “O Caps é um alívio para minha saúde mental, porque eu já estive em hospital psiquiátrico e aqui o tratamento é diferenciado, mais humanizado, e os profissionais tratam a gente com muito amor e cuidado”, contou.  

Na última quinta-feira (11) ela participou das oficinas de arte e resgate da autoestima, promovidas pelo serviço dentro da programação da campanha. Mas, normalmente, ela também está inserida em outras atividades como música, arteterapia, direitos do cidadão e educação em saúde. “Aqui eu gosto de tudo, porque é um lugar onde posso tratar da saúde mental”, disse.  

Programação – As atividades do ‘Janeiro Branco’ continuam nos outros Centros de Atenção Psicossocial do Município ao longo do mês. Nesta terça-feira (16) o Caps Ad David Capistrano vai promover uma palestra com o tema ‘Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida – identificando relações tóxicas’, a partir das 9h. Já no dia 22, às 13h, o serviço oferecerá outra palestra, dessa vez com o tema ‘Autocuidado e relaxamento – a importância da atividade física para a saúde mental’.  

Saindo um pouco do ambiente de atendimento, o Capsi Cirandar vai organizar um piquenique para as crianças, adolescentes e seus familiares no Parque Arruda Câmara (Bica) no dia 25, a partir das 14h30. Além da atividade ao ar livre, no dia 30, às 14h30, haverá o momento ‘Cuidando do cuidador’ para profissionais do serviço e familiares dos usuários.  

Outra atividade externa da programação do ‘Janeiro Branco’ será a caminhada no Jardim Botânico de João Pessoa, que acontecerá no dia 26, a partir das 9h, reunindo usuários, familiares e funcionários da Rede de Saúde Mental, com o tema ‘Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco’.  

Serviço – Cuidar da saúde mental e bem-estar da população é uma política da Prefeitura de João Pessoa durante todo o ano, por meio de diversos serviços assistenciais mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a exemplo dos quatros Caps, que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Para o atender e acolher as pessoas com depressão, a SMS mantém o Centro de Referência do Cuidado à Vida (que funciona na Policlínica de Jaguaribe).  

Os serviços contam com atendimento humanizado de equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, educador social, professor de educação física e terapeuta educacional. O atendimento nos centros pode ser de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado por uma unidade de saúde da família (USF). É importante apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.  

Em casos de crise, também há o atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP).    

Confira os endereços dos Caps:  

Caps Gutemberg Botelho: Avenida Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados;

Caps Caminhar: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária;

Caps AD David Capistrano: Rua Alberto de Brito, nº 143, Policlínica Municipal de Jaguaribe (temporariamente);

Capsi Cirandar: Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.      



Link da fonte aqui!