Moradores e turistas avaliaram a cidade do Rio de Janeiro como destino “Nota 10”. O resultado faz parte de uma pesquisa inédita, feita com inteligência artificial pela Riotur, EmbraturLab e Smart Tour, que coletou mais de 2 mil respostas de forma voluntária, abrangendo o período entre o Réveillon e o carnaval.
De acordo com o levantamento, quase 50% dos participantes indicariam o Rio como destino turístico, dando nota máxima 10, enquanto 17,29% reforçaram a percepção positiva, mas com a nota 8.
A pesquisa aponta ainda que os locais mais visitados no período foram, por ordem, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, praias e museus. As preferências de visitação também citam as praias, além da natureza, paisagem e atrações turísticas.
Entre os participantes da pesquisa, quase 47% disseram que já tinham vindo ao Rio pelo menos outras três vezes; 36% ainda não conheciam a cidade.
O tempo de estadia de grande parte dos turistas foi curto, de até cinco dias.
A análise do perfil revela também que mais de 64% dos entrevistados são moradores locais, 29% visitantes de outras regiões do Brasil e quase 7% turistas internacionais. A faixa etária predominante estava compreendida entre 18 e 49 anos.