Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, recebe o Título de Cidadão Pessoense

Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, recebe o Título de Cidadão Pessoense


O vereador Marcos Henriques (PT) foi o autor da propositura

Na tarde desta sexta-feira (05), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira. A solenidade reuniu representantes de movimentos sociais, além do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, amigos e familiares do homenageado.

Antes da entrega da honraria ao secretário Felipe Proenço, o autor da sessão, vereador Marcos Henriques (PT), fez a entrega do Voto de Aplausos ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O parlamentar justificou a homenagem a Alexandre Padilha como um gesto de agradecimento a um grande homem e ministro, que está trazendo para João Pessoa mais de 35 ministérios, à disposição de todos os municípios.

Sobre Felipe Proenço, Marcos Henriques destacou que a entrega do Título de Cidadão Pessoense representa o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde coletiva. “O trabalho dele enquanto agente público de saúde, na época em que a população mais precisou, durante a pandemia da Covid-19, foi fantástico, trazendo para todos nós tranquilidade e orientação adequada, científica, em detrimento de uma narrativa que estavam tentando construir, voltada para princípios não científicos. Sua história é tão bonita que o levou a ser secretário de uma pasta muito importante, da saúde primária. Estou muito feliz em conceder esse Título a ele, que é gaúcho, mas que a partir de agora passa a ser pessoense. Para todos nós é motivo de muito orgulho tê-lo no hall dos pessoenses ilustres que contribuíram com a saúde, não só no nosso município, mas de todo o Brasil”, afirmou.

Alexandre Padilha disse que a homenagem é mais do que justa. “O Dr. Felipe Proenço já está há 16 anos em João Pessoa, como professor universitário. Veio para se dedicar à saúde das pessoas, nas áreas mais pobres e vulneráveis. Dedica sua vida ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um dos responsáveis pela implementação do programa Mais Médicos. Agora, voltou ao Ministério da Saúde, assumindo a secretaria de Atenção Primária à Saúde, uma responsabilidade ainda maior. Nada mais justo do que conceder essa homenagem a alguém que cuidou de muita gente aqui e trouxe muitos investimentos para a saúde de João Pessoa. Tenho certeza, que agora no Ministério da Saúde, irá trazer ainda mais”, destacou.

A deputada estadual Cida Ramos (PT) falou que a vinda de Felipe Proenço à João Pessoa foi um bom encontro. “Essa não é uma homenagem que um vereador faz a uma personalidade, é uma homenagem simbólica dos tempos que nós estamos vivendo, uma homenagem à ciência, pra gente dizer que o conhecimento e a ciência garantem soberania. Ele merece essa e muitas homenagens”, acrescentou.

Luciano Cartaxo, deputado estadual (PT), lembrou do momento vivido com Felipe Proenço durante a pandemia da Covid-19. “O trabalho desenvolvido por ele durante esse período contribuiu para que o sistema de saúde não entrasse em colapso em nenhum momento. Nunca faltou um leito na cidade de João Pessoa, sobretudo, porque tivemos pessoas comprometidas com a saúde pública e a vida das pessoas. Essa é uma homenagem que a cidade de João Pessoa presta a esse grande companheiro”, pontuou.

“Ser professor e médico de família e comunidade me levou a conhecer rapidamente os mais diversos lugares de João Pessoa, me fez compreender, na prática, o que significa combater as desigualdades e lutar por uma cidade melhor. Hoje, muito me orgulha representar a Paraíba no Governo Federal, sendo responsável por garantir o direito à saúde, através de estratégias fundamentais, como o programa Saúde da Família, o programa Mais Médicos e o Brasil Sorridente. Aqui em João Pessoa eu encontrei muito mais calor do que eu esperava. Encontrei o calor humano, que me faz afirmar com muita alegria: ‘que bom que hoje eu sou cidadão pessoense’”, concluiu o homenageado, Felipe Proenço.       

Participaram ainda da sessão o vereador Milanez Neto (MDB); Eimar Vasconcelos, representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Dilei Schiochet, dirigente nacional do MST na Paraíba; entre outros.



Link da fonte aqui!