Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira Turma do STF nega pedido contra aumento para juízes e procuradores

Primeira Turma do STF nega pedido contra aumento para juízes e procuradores


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido para suspender decisões que permitiam a criação de ‘penduricalhos’ para juízes e procuradores. A entidade que acionou o Supremo, o Instituto Observatório Político e Socioambiental, criticou regras recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O pedido do Instituto havia sido rejeitado em março pelo ministro Cristiano Zanin, relator do caso. O Instituto recorreu e levou o processo para julgamento virtual na Primeira Turma. Todos os ministros do colegiado seguiram o relator, incluindo Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Luiz Fux.

Um estudo da Transparência Brasil, citado pela entidade, apontou que o CNJ e o CNMP cometeram “abuso” ao interpretarem o princípio de simetria entre as carreiras do Judiciário e do Ministério Público para aumentar os próprios salários.

Na prática, esses aumentos burlam o teto do salário do funcionalismo público, que atualmente é de R$ 44 mil, equivalente aos proventos dos ministros do Supremo. Como revelado neste mês, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, recebeu R$ 116 mil em fevereiro.

A decisão da Primeira Turma do STF mantém as regras que têm permitido a criação de adicionais e benefícios que extrapolam o teto salarial do funcionalismo público.



Link da fonte aqui!