Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Decretado estado de emergência em Macapá com por conta das chuvas

Decretado estado de emergência em Macapá com por conta das chuvas


O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o governador do Amapá, Clécio Luís, estavam em Macapá nesta terça-feira (13). Eles foram avaliar os estragos dos alagamentos que atingem capital por causa das fortes chuvas.

Clécio Luís, que governa do estado, já tinha decretado na noite dessa segunda-feira (12) situação de emergência na capital por 180 dias. Isso pra ajudar famílias que sofrem com a erosão e a queda de casas no Aturiá, na orla do Amazonas, por causa do avanço do rio.

Segundo Clécio, já foram disponibilizadas máquinas e pessoas para a limpeza da cidade.

De acordo com o governo do Amapá, o ministro Waldez Góes disse que assim que os decretos entrarem no sistema nacional, outros ministérios serão acionados para atuar, por determinação do presidente Lula. Entre eles, o da Saúde e do Desenvolvimento Social.

Segundo o governador, o estado também está dando apoio à população do município de Santana, também atingida pelas fortes chuvas.

As equipes da Defesa Civil estadual, Assistência Social, Infraestrutura, Transportes, e de Saúde seguem atendendo os municípios que sofrem com as cheias dos rios.

De acordo com o governador, o decreto de situação de emergência para Macapá vale por 180 dias e vai garantir maiores condições de segurança, habitação e de suporte às famílias. Segundo o governo do estado, em Aturiá, até a noite dessa segunda, 16 casas com danos estruturais foram mapeadas.

Uma escola estadual, na Zona Sul de Macapá, está disponível para receber famílias desalojadas e desabrigadas. E apenas uma família precisou ser retirada do local por causa do risco de desabamento do imóvel.

O Governo do Amapá já entregou colchões e kits de alimentos, de higiene pessoal para os atingidos. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe um alerta laranja de perigo para Macapá e Santana, com chuvas intensas e ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 



Link da fonte aqui!