Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emlur alerta que descarte irregular de resíduos pode causar alagamentos em período chuvoso

Emlur alerta que descarte irregular de resíduos pode causar alagamentos em período chuvoso


A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coleta resíduos sólidos diariamente. Mas ainda há pessoas que descartam nas ruas materiais como embalagens de alimentos, resíduos orgânicos e até itens de médio porte, como eletrônicos, colchões, geladeiras e sofás. Contudo, com o descarte irregular, os resíduos podem ser transportados pela água das chuvas e obstruir galerias e canais.

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a Autarquia faz um trabalho permanente de prevenção de obstrução do sistema de drenagem, por meio da equipe aquática, com a limpeza de canais, calhas, canaletas e valas durante o ano todo, por toda João Pessoa. O serviço é em apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“Nossa equipe retira o excesso de vegetação dos canais para evitar que impeça a passagem da água, além de diversos tipos de resíduos que são despejados irregularmente, como plásticos, embalagens de comida e até mesmo mobiliário. Contamos com o apoio da população na abstenção desse tipo de conduta ilícita”, comenta Ricardo Veloso.

Ele destaca que é importante a população descartar os resíduos domiciliares em horário próximo à passagem do caminhão compactador da Emlur, para evitar que as sacolas sejam rasgadas e os resíduos espalhados. “Se chover, os resíduos são transportados pela água, podendo causar pontos de alagamento”.

Nesta semana, a equipe aquática da Emlur está realizando os serviços no canal do Parque Parahyba 2 (Bessa). O monitor da equipe, Joseilton Silva, destaca que os agentes já retiraram diversos tipos de materiais descartáveis do local.

Cata-Treco – A Emlur oferece à população de João Pessoa a coleta de mobiliário, eletrônicos e eletrodomésticos, em domicílio. Por meio do serviço gratuito, Cata-Treco, a Emlur evita o descarte irregular de materiais de médio porte no meio ambiente. O Cata-Treco coleta materiais que podem ser reaproveitados para doação, como mesa, cama, geladeira ou TV.

Conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa (Lei Complementar nº 7/ 1995), o descarte de resíduos em vias ou terrenos de João Pessoa é uma conduta ilícita e punível com aplicação de multa. A punição para a prática é a aplicação de multa de 400 unidades fiscais de referência (Ufir), o que corresponde ao valor de R$ 19.044.

A população pode denunciar o descarte irregular de resíduos e solicitar o serviço do Cata-Treco pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço



Link da fonte aqui!