Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial de Doenças Raras

Secretaria de Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial de Doenças Raras


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover, nesta quinta-feira (29), uma ação alusiva ao Dia Mundial de Doenças Raras. A mobilização tem início às 7h, no Busto de Tamandaré, em Tambaú, com diversos serviços de saúde e bem-estar para os pacientes raros, familiares e população em geral.   

Durante a ação haverá atividades físicas coordenadas pelos profissionais de Educação Física do programa Saúde em Movimento, aula de relaxamento, práticas integrativas e complementares à saúde, orientação médica e atendimentos de enfermagem.   

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, o objetivo da mobilização é sensibilizar a população da Capital acerca do tema das doenças raras e a oferta de tratamento para os pacientes. “A Rede Municipal de Saúde mantém um centro especializado que atende os pacientes raros com assistência multiprofissional, assim como apoio aos familiares”, destacou.   

Serviço – O Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é o único da região Nordeste e atende cerca de mil usuários por mês. No serviço são atendidos pacientes com doenças raras ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico.  

Para receber assistência, o usuário deve ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e outros serviços que, por ventura, atendam pacientes raros.     

Dia Mundial de Doenças Raras – Celebrado neste dia 28 de fevereiro, a data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras para sensibilizar governantes, profissionais de saúde e a população sobre a existência dessas doenças, bem como sobre os cuidados que elas exigem. No Brasil, a data foi instituída em 2018 pela Lei 13.693, que também estabelece a celebração no final de fevereiro.                



Link da fonte aqui!