Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidores públicos federais fazem paralisação por reajuste salarial

Servidores públicos federais fazem paralisação por reajuste salarial


Esta quarta-feira (3) foi marcada por paralisações dos servidores públicos federais. Os trabalhadores pedem reajuste salarial ainda em 2024 e reestruturação das carreiras.

O Coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal, Oton Pereira, diz que foi um ato descentralizado em todo país, mas foi o suficiente para abrir novo diálogo com o governo federal.

O dia também foi marcado pelo início da greve dos servidores da educação básica e técnica federal. David Lobão, coordenador geral do SINASEFE, diz que adesão é de 50% dos trabalhadores.

Os servidores pedem recomposição salarial da inflação dos últimos anos, que varia de 22 a 34%, reestruturação das carreiras e revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores.

Já os servidores técnico-administrativos das universidades federais começaram uma greve também por reajuste salarial no dia 11 de março. Os professores dessas universidades têm indicativo de paralisação marcado para o dia 15 de abril.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que, em fevereiro, foi feito a proposta de reajuste de 9% dividido em 2025 e 2026. Além de uma proposta de reajuste do vale-alimentação, assistência saúde e auxílio-creche.

No ano passado, o governo federal já havia sido concedido outro reajuste linear de 9%, sendo o primeiro dos últimos 8 anos.



Link da fonte aqui!