Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em agenda com o ministro das Relações Institucionais, Cícero Lucena fortalece parceria nas áreas de Saúde e Meio Ambiente

Em agenda com o ministro das Relações Institucionais, Cícero Lucena fortalece parceria nas áreas de Saúde e Meio Ambiente


Durante agenda com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Instituições, nesta sexta-feira (5), o prefeito Cícero assinou, junto ao Governo Federal, três atos que beneficiam João Pessoa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente – a doação do Instituto Cândida Vargas para o município, cessão da área do Parque do Roger e protocolo de intenções para a criação do Parque Ecológico Intermunicipal.  

A solenidade aconteceu durante o segundo dia da Caravana Federativa, que reúne 34 ministérios em João Pessoa, promovendo cooperação e serviços do Governo Federal juntos aos municípios paraibanos, no Centro de Convenções, com presença de parte da bancada da Paraíba no Congresso. O prefeito Cícero Lucena celebrou os atos, ressaltando que dessa forma a Prefeitura poderá investir em mais projetos, assim como já ocorre com a construção do Parque do Roger, além de fortalecer ações para seguir reestruturando a Maternidade Cândida Vargas.  

“São atos bastante interessantes na reestruturação de meio ambiente da nossa cidade, onde já estamos dando solução definitiva para a área do antigo lixão do Roger, que está sendo transformado em parque socioambiental. Também uma área da divisa de João Pessoa com Cabedelo, entre a BR-230 e a praia, para a criação do Parque Ecológico Intermunicipal. Por fim, O Instituto Cândida Vargas, um patrimônio de 80 anos, que vai permitir a prefeitura fazer mais investimentos”, detalhou o prefeito Cícero Lucena.  

O ministro Alexandre Padilha disse que o Governo Federal atende um pleito do prefeito Cícero Lucena, destacando a importância para a cidade em receber o Instituto Cândida Vargas para ampliar a assistência e o cuidado com a saúde da mulher. Ele também elogiou a iniciativa da Prefeitura no projeto do Parque do Roger, que a União está cedendo à área para que a gestão municipal possa transformar em um imenso espaço para lazer, esporte e bem-estar.  

“O nosso prefeito, na época, fechou o lixão naquela área, agora autorizou a construção do parque, com todos os espaços e equipamentos para toda a população, seja para as crianças, a juventude e os idosos, que vão ganhar mais qualidade de vida. Já a Cândida Vargas, uma luta dos profissionais, das famílias, que precisam saber: esta unidade, que tantos paraibanos nasceram, o governo anterior queria vender, infelizmente. Essa maternidade é referência – Hospital Amigo da Criança, selo da Unicef – eu já fui ministro da Saúde e sei a importância. Agora a maternidade é do município, ninguém vai vender o prédio”, afirmou o ministro.  

A Maternidade Cândida Vargas é um Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma iniciativa conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Oferecendo uma série de serviços, desde atenção obstétrica e neonatal até atendimento de urgência e emergência, o ICV desempenha um papel vital na promoção da saúde materno-infantil na região.  

Parque do Roger – Está sendo construído em duas etapas, por meio do programa João Pessoa Sustentável. Entre as intervenções estão à recuperação ambiental, com contenção periférica e drenagem perimetral de lixiviados; drenagem passiva de biogás; modelagem geométrica do maciço; rede viária interna do parque, ciclovia e calçada; rede de drenagem de águas pluviais e iluminação pública.   O projeto contempla ainda administrativo, um centro de produtividade e profissionalização socioambiental, espaço de jogos, com quadras poliesportivas, setor de lazer contemplativo e áreas de trilhas, um espaço infantil, setor de artes e cultura, além de setor de proteção socioambiental.    

Parque Ecológico Intermunicipal – De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, o ato desta sexta-feira concede uma área entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo, que irão construir juntos o espaço público.



Link da fonte aqui!