Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros


Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região do Marajó, no estado do Pará, para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó. O projeto começou em 2023, para promoção de direitos humanos, enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e o acesso a políticas públicas no Arquipélago do Marajó.

As ações acontecem, por exemplo, por meio de cooperação técnica para desenvolver um Plano de Respostas Socioambientais, com outros órgãos federais, o Governo do Pará e as prefeituras do Marajó, além de Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao falar na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Oliveira, ressaltou os muitos problemas enfrentados pela população no Arquipélago do Marajó.

“Nós precisamos estabelecer o conhecimento de que essa população é muito rica ambiental e culturalmente. Mas que é atravessado historicamente por uma série de fragilidades sociais. No Marajó, nós temos, ali, três municípios com os mais baixos IDHs do país, entre eles, o município de Melgaço, que apresenta o menor IDH do Brasil”.

Até esta quarta-feira (17), a comitiva do Ministério dos Direitos Humanos participa, em Belém, da terceira reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó. Já nos dias 18 e 19 de abril, outros eventos ocorrem na capital do Pará e no município de Soure, no Marajó.

Também faz parte da agenda, a Caravana Brasil sem Fome, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. No Brasil sem Fome, são cerca de 80 ações e programas que envolvem mais de 20 ministérios e têm como eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome.

 



Link da fonte aqui!