Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos


A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande. Começou do lado de fora, quando nem todos os motoristas de aplicativo que vieram à Brasília acompanhar puderam entrar no plenário.

Essa proposta foi apresentada pelo Executivo. Quando apresentou o texto, ainda em março, o presidente Lula disse que a ideia era manter a autonomia e garantir direitos trabalhistas a essas pessoas. Prevê, por exemplo, jornada de 12 horas por plataforma, uma remuneração mínima e estabelecimento da hora trabalhada em 32 reais e 10 centavos. Se essa proposta for aprovada, os motoristas vão virar “trabalhadores autônomos por plataforma”. Vão passar, ainda, a contribuir como INSS, recolhendo, portanto, 7,5% de contribuição e a plataforma 20% de contribuição.

No plenário as críticas foram no sentido de que a proposta do governo não atende à categoria e dá muito poder para as empresas. Outra discussão é para que haja a cobrança por quilômetro rodado e não por hora trabalhada.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, estava lá na audiência e disse que o texto veio a partir da discussão com a categoria e as empresas. Essa é uma proposta que estava em regime de urgência. Urgência que foi retirada para que houvesse tempo de discutir o assunto nas comissões, por exemplo, na comissão de Trabalho. Houve protesto lá na galeria do plenário, do pessoal que estava acompanhando as discussões. Protesto e discussões que deverão se estender às comissões durante toda a tramitação dessa proposta por lá e que, depois, ainda vai precisar passar pelo Senado.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.