Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União


O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20). A decisão atende a um pedido do governador, Romeu Zema. Nela, o ministro ressalta que “o Plano de Recuperação Fiscal precisa ser seriamente considerado, para que o Estado de Minas Gerais não alcance situação financeira de difícil reversão”. E completou dizendo que a prorrogação desse prazo deve ser acompanhada de atitudes concretas e de disposição a uma negociação rápida sobre o assunto.

No último dia 12, Minas Gerais já havia entrado no STF pedindo a suspensão do prazo por 180 dias. Em nota, Romeu Zema, disse que a extensão do prazo fortalece o pacto federativo e permite que Congresso e o governo federal possam alcançar uma solução conjunta para reduzir juros e tornar a dívida administrável sem afetar a capacidade de investimento estadual.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vem liderando as conversas e negociações em torno de uma proposta de consenso no Senado. Nos próximos dias, o governo deve encaminhar um projeto que trate da redução e do pagamento das dívidas com a contrapartida dos estados. Entre essas contrapartidas está a ampliação do ensino técnico estadual, mas Rodrigo Pacheco tem defendido a inclusão de projetos na área de infraestrutura também. Após a decisão do STF, Pacheco comentou: a decisão do ministro foi tomada em um momento no qual os esforços se concentram na elaboração de um projeto legislativo que represente alternativas viáveis e concretas ao Regime de Recuperação Fiscal.

Segundo o Ministério da Fazendo, as dívidas dos estados chegam a R$ 740 bilhões, sendo que quase 90% desse valor são de débitos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.



Link da fonte aqui!