Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), acelera o ritmo de execução das obras de melhorias nos aeródromos estaduais. A ação conta com construção ou ampliação de pistas, construção de cercas e balizamento luminoso, visando inserir os aeródromos nos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liberando o espaço aéreo para voos convencionais – comerciais e domésticos, e não apenas de emergência. O investimento é de aproximadamente R$ 60 milhões, com recursos próprios do Estado e de parceria com o Governo Federal.

Os serviços de melhoria dos aeródromos são resultado das políticas públicas do Governo do Estado, de interiorização e integração, criando oportunidades iguais de desenvolvimento em toda a Paraíba. De acordo com o secretário da Seirh, Deusdete Queiroga, com os investimentos, esses municípios e cidades circunvizinhas terão oportunidade de desenvolver setores como o comércio e o turismo. “A meta da administração estadual é dotar a Paraíba com 12 aeródromos nos eixos Norte, Sul e Central do Estado, além dos aeroportos federais de João Pessoa e Campina Grande”, frisou o secretário.

Estão sendo beneficiados os Aeródromos de Monteiro, já concluído; o de Catolé do Rocha, o de Itaporanga e o de Sousa, em execução simultânea do balizamento noturno. A iniciativa visa a execução de construção civil e elétrica para implementação à navegação noturna. Os trabalhos de adequação das cercas consistem na troca de arame farpado por telas de alumínio com revestimento em polietileno, fixadas em vigas de concreto horizontais e em estacas com pontas inclinadas.

As obras de melhoria também contemplam os aeródromos de Patos, Cuité, Guarabira, Araruna, Conceição, de Juazeirinho, com projeto em elaboração e Princesa Isabel, com obra sendo executada pelo município em parceria com o Governo do Estado.

Para o supermercadista da cidade de Monteiro, José Edmar Alves, as melhorias no aeródromo são de extrema importância para os monteirenses e para a região do Cariri. “As melhorias na mobilidade de pessoas e no transporte de cargas vêm a somar no desenvolvimento local, economizando tempo e distância para o deslocamento com mais rapidez e facilidade”, avaliou Edmar.

A gerente do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), Elizandra Sobral, também reconheceu a importância das melhorias para a cidade e para o setor comercial. “Tendo em vista a melhora no tráfego de pessoas, que vêm de locais distantes, por visitantes e para a logística no transporte de produtos, a obra facilita o deslocamento para João Pessoa e Campina Grande, melhorando bastante nos setores econômico, cultural e turístico”, destacou ela.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Monteiro, Wagner Lira, avaliou as melhorias no aeródromo como, “de grande valia para o comércio local e da região; com a atração de visitantes à cidade, intensificando o fluxo de consumidores, não só de Monteiro, mas também da região do Cariri paraibano, impulsionando o crescimento do comércio local, que vem se desenvolvendo cada vez mais”.

Para a prefeita Anna Lorena de Farias, “a revitalização do aeródromo significa um marco na cidade de Monteiro, ampliando ainda mais as possibilidades da interiorização do desenvolvimento, as possibilidades comerciais e industriais atraídas para a cidade, com capacidade de funcionamento também à noite. Além da ampliação da malha aérea, com a possibilidade de encurtar a distância com as cidades e o Estado vizinho, Pernambuco, ampliando as opções de deslocamento, gerando desenvolvimento e interiorizando a capacidade comercial”, ressaltou a gestora.

O prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo Maia, recebe a obra no aeródromo com satisfação. Ele agradeceu ao governador João Azevêdo, “por tratar-se de um benefício para o município, já que a cidade ainda não recebe voos noturnos e que vai passar a operar à noite. A recuperação traz celeridade, rapidez nos atendimentos, até na saúde em caso de urgência, desenvolvimento econômico e, sobretudo, com a modernização e desenvolvimento para a cidade, que vem ganhando muito, fruto do trabalho em parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito.





Link da fonte aqui!