Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CMJP aprova calendário para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

CMJP aprova calendário para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025


Audiência com a população, entidades, autoridades e secretários está prevista para o dia 28 de maio

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na manhã desta terça-feira (30), o calendário de apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2024. O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO), vereador Damásio Franca (PP), é o relator da peça orçamentária.

De acordo com o documento aprovado, a audiência pública com população, entidades, autoridades e secretários da Prefeitura da Capital vai ocorrer dia 28 de maio. Os vereadores terão até o dia 12 de junho para entregar as emendas à peça orçamentária. Já a apresentação do relatório está prevista para 14 de junho, com a votação do relatório no âmbito da Comissão no dia 17 de junho. No dia seguinte, 18 de junho, o documento será apreciado em plenário.

LDO 2025

PLO 2059/2024 foi encaminhado à Casa antes do prazo final, que é dia 30 de abril, e lido por três vezes em sessão ordinária. O documento vai orientar tanto a elaboração do orçamento da Capital, que é a Lei Orçamentária Anual (LOA), quanto a revisão do Plano Plurianual (PPA), ambos relativos ao ano de 2025. O documento está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), no portal da CMJP, e pode ser acessado também clicando aqui.

O documento lista 48 princípios orientadores das metas, como: melhoria das condições de vida da população nos seus aspectos de mobilidade urbana, saúde, habitação, educação e oportunidade de trabalho produtivo; assistência e proteção à maternidade, à infância, à criança, ao adolescente, ao idoso e aos que necessitarem de auxílios do poder público; consolidação de programas de combate ao racismo; combate sistemático ao analfabetismo; ampliação das oportunidades educacionais e da melhoria do ensino.

Também são princípios norteadores das metas da gestão: a valorização do setor público; austeridade na utilização dos recursos públicos; desenvolvimento social, econômico e administrativo do Município; utilização dos instrumentos de política urbana para o desenvolvimento da cidade; disciplina criteriosa no uso e parcelamento do solo; indução ao desenvolvimento sustentável da produção local através do estímulo ao empreendedorismo; transparência na ação governamental, com ênfase no combate à corrupção e à impunidade; simplificação tributária, normativa, além de incentivo ao setor privado das mais diversas formas.

Tramitação

Assim que o projeto da LDO chega à Câmara, são distribuídas cópias para todos os parlamentares para que todos tomem conhecimento. O documento precisa ser lido em três sessões ordinárias e, em seguida, é encaminhado à CFO. Na comissão, é eleito um relator para a peça orçamentária e apresentado um calendário com a data da audiência pública para debate da LDO com a população, e com a previsão dos prazos para apresentação de emendas pelos vereadores e pelo Executivo Municipal, para posterior votação tanto na comissão, quanto em plenário.

Calendário LDO 2025

28.05 – Audiência pública com entidades e autoridades

12.06 – Entrega de emendas, sendo cinco por vereador; envio de mensagem do prefeito propondo modificações no projeto original

14.06 – Entrega do parecer do relator sobre as emendas

17.06 – Votação do parecer na comissão para encaminhá-lo ao plenário

18.06 – Votação em plenário



Link da fonte aqui!