Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diretora-geral da Saúde defende internacionalização para valorização profissional dos médicos – Sociedade

Diretora-geral da Saúde defende internacionalização para valorização profissional dos médicos – Sociedade



A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que esta sexta-feira participou na 2.ª Reunião Aberta do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), defendeu a importância da internacionalização para a valorização e enriquecimento profissional dos médicos.

“Existe a possibilidade da internacionalização, quer isso implique sair fisicamente do país ou potenciar outras oportunidades de internacionalização a partir de Portugal, ligando-se ao mundo global”, disse Rita Sá Machado.

A diretora-geral da Saúde foi convidada pela FMUP para, a partir da sua experiência pessoal de internacionalização da carreira, que a trouxe ao cargo que agora ocupa, poder esclarecer alunos, mas também professores sobre “a panóplia de caminhos que existem”.

“O importante aqui é mantermos este contacto, sabermos que existe essa possibilidade, mas também existe a possibilidade de ficar. Acho que esse é um dos motivos porque estivemos hoje a falar de internacionalização”, sublinhou.

“Se tiverem oportunidade de conhecer algumas realidades fora, acho que pode ser bastante salutar para cada um”, disse Rita Sá Machado, acrescentando que “essa é uma escolha individual” e que “a saída do país não é a única forma de nos internacionalizarmos. Há possibilidades de ir, mas também há a possibilidade de estar em contacto com a realidade lá fora, estando em Portugal”.

Questionada pelos jornalistas sobre a falta de médicos no país, a responsável escusou-se abordar a questão da internacionalização nesta perspetiva, considerando que essa “é uma competência do diretor-executivo do SNS, do Ministério da Saúde e das ordens profissionais”.

Roberto Roncon de Albuquerque, presidente do Conselho Pedagógico da FMUP, considerou que “a verdade é que é possível ir adquirir competências e, até é desejável, ter uma experiência internacional, é algo que pode enriquecer uma carreira médica”.

“Mas, acima de tudo, é importante pensar na perspetiva do regresso e como é que podemos, dinamizando o nosso sistema de saúde, criar mecanismos para aproveitar esta mobilidade para recebermos de volta os nossos talentos”, disse.

“A internacionalização e a mobilidade estão aí, mas há um ir, há um voltar, há uma carreira médica, um enriquecimento pessoal, há aspetos em que somos particularmente fortes e em que a mobilização internacional pode não acrescentar muito valor, existem também os riscos e os custos associados, mas há áreas em que a experiência pode ser enriquecedora”, sustentou.

Roberto Roncon de Albuquerque considerou que “os jovens não devem olhar para a internacionalização como uma sina, como uma inevitabilidade, mas sim uma fase da sua carreira pessoal”.

Um dos desafios que se impõe atualmente é “perceber as motivações dos alunos (cerca de metade pondera sair do país no fim do percurso universitário), informá-los sobre as oportunidades e alertar para as falsas oportunidades, contribuindo para desmistificar alguns aspetos”, disse o presidente do Conselho Pedagógico da FMUP.

“Temos de ter a inteligência de usar a internacionalização a nosso favor e não olhar para ela como uma fatalidade, como uma perda de jovens talentos. Nós queremos reter os talentos, não queremos prendê-los”, frisou.

Nesse sentido, Roncon de Albuquerque disse que o testemunho da atual diretora-geral da Saúde, e antiga estudante da FMUP, “pode ser um modelo para os estudantes de medicina e futuros médicos encararem a internacionalização como uma maneira de se valorizarem para depois regressarem ao país e prosseguirem a sua carreira”.

Subordinada ao tema “Oportunidades de Internacionalização da Carreira Médica”, esta iniciativa foi dirigida à comunidade académica, bem como a escolas secundárias e a representantes de instituições do ensino superior.





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.