Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans


O deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim, do União Brasil, foi condenado pelo crime de violência política de gênero. A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi em resposta às ofensas proferidas pelo parlamentar contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana. O placar foi 4 votos a 2.

A pena de um ano, quatro meses e 13 dias de prisão acabou convertida em multa de 70 salários-mínimos, além da prestação de serviços à população em situação de rua. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

A ação penal foi movida pelo Ministério Público e por Benny Briolly, depois de uma fala do deputado Rodrigo Amorim na Assembleia Legislativa fluminense, em maio de 2022. O parlamentar chamou a vereadora de “boizebu” e “aberração da natureza”, entre outras ofensas e humilhações.

Para o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o crime de violência política de gênero estava amplamente caracterizado nesse episódio.

Nas redes sociais, a vereadora Benny Briolly comemorou a decisão, classificando-a como histórica. Ela disse que a condenação de Amorim é um marco na luta das mulheres no Brasil e que, com ela, se fortalece a necessidade de construir a Lei de Violência Política de Gênero, para garantia da segurança, principalmente das negras e LGBTs, em seu ingresso e permanência na política.

Por meio de nota, o deputado estadual Rodrigo Amorim afirmou que vai recorrer da sentença.

*Com reportagem de Priscila Thereso.



Link da fonte aqui!