O carnaval das grandes escolas de samba na Marquês de Sapucaí ganhará mais um dia a partir de 2025. Os desfiles vão acontecer no domingo, na segunda e na terça-feira, com quatro agremiações em cada noite.
A decisão foi tomada em reunião plenária dos presidentes e representantes das 12 agremiações que integram a elite do carnaval do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (6), na sede da Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba, na zona portuária carioca.
Também foi combinado que as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.
O novo presidente da Liesa, Gabriel David, que assumiu o cargo no último dia 26 de abril, disse que o objetivo da mudança é democratizar o acesso do público ao Sambódromo, diminuindo, inclusive, o preço dos ingressos das arquibancadas, além de preservar, de forma igualitária, a competição entre as escolas.
Com a novidade, os desfiles das agremiações mirins, que tradicionalmente acontecem às terças-feiras, ganharão novo dia, ainda por ser definido. Já os desfiles das escolas campeãs estão mantidos para o sábado seguinte ao carnaval.
Também ainda não foram anunciadas mudanças nos desfiles da Série Ouro, último degrau para acesso ao Grupo Especial. Por enquanto, continuam programados para a sexta-feira e sábado de carnaval.