Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão de Cidadania é favorável à Campanha de Conscientização sobre o Autismo Tardio

Comissão de Cidadania é favorável à Campanha de Conscientização sobre o Autismo Tardio


O colegiado ainda acatou uma solicitação para realização de uma sessão especial, no âmbito da Comissão

Na reunião desta segunda-feira (13), a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi favorável ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) que institui a Campanha de Conscientização sobre o Autismo Tardio. Três matérias receberam parecer favorável. O colegiado ainda acatou uma solicitação para realização de uma sessão especial, no âmbito da Comissão.

O PLO 1637/2023, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB), acatado, institui a Campanha de Conscientização sobre o Autismo Tardio, com o objetivo de promover a informação, a sensibilização e o diagnóstico do autismo em adultos, visando garantir o acesso a intervenções e suportes. A campanha terá as seguintes diretrizes: promover a divulgação de informações sobre os sinais e características do autismo em adultos, incluindo dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos; realizar palestras, seminários, workshops e atividades de sensibilização em escolas, universidades, centros de saúde, instituições de assistência social e outros espaços, a fim de educar a população sobre a importância do diagnóstico e do suporte adequado; estabelecer parcerias com profissionais de saúde, psicólogos, educadores e organizações da sociedade civil para a realização de ações de esclarecimento e orientação; incentivar a busca pelo diagnóstico por parte de adultos que suspeitem de possíveis sintomas de autismo, bem como o encaminhamento para avaliações especializadas; desenvolver materiais informativos, como folhetos, cartazes e vídeos, para serem distribuídos nos espaços públicos e de atendimento à população; e criar uma semana de conscientização sobre o autismo tardio, onde as atividades da campanha serão intensificadas.

Também fica estabelecido que o Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, de Educação e do Desenvolvimento Social, deverá ser responsável pela coordenação e implementação das ações da Campanha de Conscientização sobre o Autismo Tardio.

Outras duas matérias do vereador Zezinho Botafogo foram acatadas: o PLO 1651/2023, que cria a ‘Rede de Proteção, Respeito e Cuidado às Mães de Natimorto e com Óbito Fetal’, com o objetivo principal de oferecer apoio emocional, psicológico e social às mães que passaram pela experiência de natimorto ou óbito fetal, garantindo o respeito à sua dignidade e proporcionando recursos para lidar com o luto e o sofrimento decorrentes dessa situação; e o PLO 1710/2023, que tem por objetivo regulamentar, no âmbito do Município, a Lei Federal nº 13.466, de 12 de julho de 2017, que estabelece a prioridade especial aos maiores de 80 anos em serviços. Considera-se prioridade especial a preferência a ser concedida aos maiores de 80 anos em atendimentos, serviços e atividades no município, conforme estabelecido na Lei Federal.

Ainda foi aprovada uma solicitação do vereador Marcos Henriques (PT) para realizar uma sessão especial para tratar de questões voltadas às crianças e aos adolescentes, com data a ser agendada. 



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.