Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INE confirma desaceleração da subida dos preços para 2,2% em abril – Economia

INE confirma desaceleração da subida dos preços para 2,2% em abril – Economia



A taxa de inflação homóloga fixou-se nos 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com arredondamento a uma casa decimal, a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) esta segunda-feira avançada pelo INE confirma o valor da estimativa rápida divulgada em 30 de abril.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 2,0%, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à de março.

Em abril, a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 7,9% (4,4% no mês precedente), o que o INE justifica com o “efeito de base associado à redução de preços registada em abril de 2023 (variação mensal de -3,2%)”.

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação nula (-0,5% no mês anterior).

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de 0,5% em abril (2,0% no mês precedente e 0,6% em abril de 2023). Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a variação do IPC foi 0,6% (2,4% no mês anterior e 1,0% em abril de 2023).

Quanto à variação média dos últimos 12 meses, diminuiu para 2,6% (2,9% em março), sendo que, excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi 3,5% (3,9% no mês anterior).

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, registou uma variação homóloga de 2,3%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais ao registado no mês anterior e em 0,1 pontos percentuais ao estimado pelo Eurostat para a área do euro (em março, a taxa em Portugal tinha sido superior à da área do euro em 0,2 pontos percentuais).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,1% em abril (2,8% em março), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 2,8%).

Em abril, o IHPC registou uma variação mensal de 1,1% (2,3% no mês anterior e 1,3% em abril de 2023) e uma variação média dos últimos 12 meses de 3,5% (3,8% no mês precedente).





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.