Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Acordo sobre desoneração da folha deve ser anunciado essa semana

Acordo sobre desoneração da folha deve ser anunciado essa semana


O Senado corre contra o tempo para garantir um acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos de municípios com até 156 mil habitantes. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem anunciar uma proposta de consenso ainda nesta semana.

A previsão é de que, na semana que vem, a Casa vote a urgência desse e do projeto sobre a desoneração de 17 setores da economia.

A pressa se deve ao calendário. É que a desoneração foi suspensa por determinação do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda em abril. O problema é que no próximo dia 20 fecha a folha e os municípios e os setores terão, então, de pagar os 20% e não 8% como estava em vigor até o mês passado. Impacto enorme no equilíbrio das contas públicas, alegam os municípios. Nessa quarta-feira (15) à noite, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com um pedido de suspensão da reoneração no Supremo Tribunal Federal por 60 dias, até que o Congresso decida a questão e vote os projetos.

Para os 17 setores já tem acordo. Desoneração fica valendo ainda para este ano e sobe 5% por ano a partir do ano que vem, até chegar aos 20% em 2028. O problema é o acordo com relação aos municípios. O assunto foi discutido em reunião de líderes no Senado nessa quinta-feira. Na saída, o senador Efraim Filho (UNIÃO – PB) , autor da proposta sobre os setores, comentou. “O que está como premissa do Congresso Nacional é primeiro que as duas soluções, tanto dos setores produtivos, quanto dos municípios, tem de caminhar de forma conjunta. Essa reunião vai ser exatamente para validar o texto dos municípios. O texto dos setores está validados, o texto apresentado no projeto ele materializa aquilo que foi o acordo de vontades entre os setores produtivos da economia e entre o Ministério da Fazenda”. 

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), esclareceu que ainda precisa ser definido de onde virá a compensação dessa desoneração. “O Ministério da Fazenda está debruçado sobre isso, porque também nos projetos deverá contar, como resolução final, de onde será proveniente as fontes tanto para a desoneração do século 17 setores, quanto para a desoneração dos municípios”. 

O relator das duas propostas deverá ser o senador Jacques Wagner (PT/BA).



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.