Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curso capacita equipes da Ronda Maria da Penha para garantir excelência no atendimento às mulheres

Curso capacita equipes da Ronda Maria da Penha para garantir excelência no atendimento às mulheres


Garantir cada vez mais a excelência no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que residam em João Pessoa, e estejam com medidas protetivas de urgência vigentes. Essa foi a missão do curso de capacitação promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). A qualificação foi destinada a equipe de profissionais que atua na Ronda Maria da Penha e aconteceu no auditório do Paço Municipal, localizado na Praça Pedro Américo, no Centro.

A coordenadora da Ronda Maria da Penha, em João Pessoa, Ellen Maciel Jerônimo, detalhou o trabalho que é feito ao menos duas vezes por ano para atualizar todos os envolvidos no projeto, do qual fazem parte agentes da Guarda Civil Metropolitana, advogados, psicólogos e assistentes sociais.

“Ela é sempre de grande relevância porque capacita, treina ainda mais essa equipe que já vem trabalhando de forma excelente, tem feito um trabalho elogiado a nível Paraíba e a nível Nordeste. Hoje, somos considerados uma referência. Estamos cada vez mais preparados para prestar esse serviço às mulheres vítimas de violência e com a feliz notícia de nunca ter tido nenhum feminicídio entre mulheres que são usuárias do programa. Cada vez mais estamos com esse cuidado de deixar nossa equipe pronta para a gente entregar essa excelência e proteger essas mulheres da violência”, destacou.

As questões relacionadas a medidas protetivas foram o foco da capacitação para que todos possam estar sempre atualizados a respeito das leis que protegem as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na tarde desta sexta-feira (17), o curso foi encerrado com uma palestra sobre Rede de apoio às mulheres vítimas de violência, momento em que os profissionais capacitados tiveram oportunidade de aprender ainda mais sobre o tema e tirar dúvidas. Ellen Maciel ressaltou a importância de estar atento a esse trabalho.

“Estamos conhecendo ainda mais sobre essa rede, que é uma grande rede de apoio às mulheres vítimas de violência, então é importante que a gente conheça toda a rede para sair fortalecido e de fato entregar o melhor a nossa mulher. Tivemos também um curso, uma grande aula de primeiros socorros, que foi realmente um ótimo momento, assim, bem marcante, porque capacitou a nossa equipe até a prestar um primeiro socorro naquela mulher que sofre uma violência física e que está em situação mais delicada para que nossa equipe esteja pronta até para isso, até que ela possa chegar a um atendimento de saúde especializado”, acrescentou.

E quem está na ponta desse atendimento é a Guarda Civil Metropolitana, que atende aos chamados. A chefe de ações da Ronda Maria da Penha, Érika Ramalho, chamou atenção para a necessidade constante desse aprimoramento da equipe. “Todos os agentes que compõem a equipe, que hoje somos em 15, são capacitados para atuar na linha de frente do combate à violência doméstica e familiar. Porém, essas capacitações, elas são necessárias durante o ano, pelo menos duas vezes, para que a gente acompanhe as atualizações, tanto a nível nacional como a nível estadual, e para que a gente possa se firmar no contexto do combate à violência doméstica de forma segura, não só da segurança jurídica, mas também na forma de atuação dos nossos agentes”, pontuou.

E esse é um trabalho que não tem fronteiras. Tanto que uma equipe da Guarda Municipal de Cabedelo também participou do curso. Ádila Oliveira, integrante da equipe cabedelense estava feliz em ter a oportunidade de se aperfeiçoar. “Hoje, a Lei Maria da Penha é uma das leis que mais sofre atualizações. Então, para que a gente possa ter mais ênfase no nosso serviço, prestar isso à sociedade de uma forma mais eficiente, é primordial que a equipe sempre esteja alinhada, se atualizando cada dia mais para oferecer um serviço com excelência para a sociedade. Eu acho isso muito importante”, salientou.

Aprendizado que deve se expandir para os colegas que não puderam participar do curso, como enfatizou Ádila. “A partir do momento que a gente vem para essa capacitação, a gente se aprimora e aí a gente se torna multiplicador para os demais colegas que não tiveram a oportunidade de estar aqui nesse momento. Mais do que a gente adquirir o nosso conhecimento, a gente passa adiante, é ferramenta também de conhecimento e isso é muito bom, conhecimento é o que liberta e é fundamental para a quebra, principalmente dos ciclos da violência doméstica”, concluiu.

Conteúdo da capacitação – Durante dois dias de capacitação, os participantes tiveram uma ampla programação com várias palestras. Na quinta-feira o evento começou com uma palestra- grupo reflexivo ministrada por Eliomara Correia Abrantes, assessora técnica do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e Vanilda Bahia Luna, psicóloga. No mesmo dia, à tarde, houve a palestra sobre Primeiro Socorros, com Hélio Raimundo de Souza Melo, instrutor de APH Tático da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Na sexta-feira foi a vez da capacitação oferecer palestra sobre descumprimento de medida protetiva, com a delegada Maria Sileide de Azevedo, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado (Coordeam/PB). À tarde, o curso foi encerrado com uma palestra sobre rede de apoio às mulheres vítimas de violência, ministrada por Gessica Almeida de Freitas, técnica da Diretoria de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher de João Pessoa.



Link da fonte aqui!