Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo espanhol chama embaixadora de volta após declarações de Milei

Governo espanhol chama embaixadora de volta após declarações de Milei


O presidente da Argentina, Javier Milei, gerou uma crise diplomática com a Espanha ao acusar Begoña Gómez, esposa do primeiro-ministro Pedro Sánchez, de corrupção durante um discurso em Madri. Em resposta, o governo espanhol exigiu que Milei retire as acusações e peça desculpas públicas a Sánchez e sua esposa.

O governo espanhol também anunciou que chamou de volta para consultas a embaixadora espanhola na Argentina. “As elites globais não percebem quão destrutivo pode chegar a ser implementar as ideias do socialismo, porque isso está muito distante, não sabem que tipo de sociedade e país podem produzir (…). Mesmo quando a mulher for corrupta, se sujar e tirar cinco dias para pensar”, afirmou Milei em seu discurso na convenção Europa Viva24, em Madri.

O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, condenou as declarações de Milei, classificando-as como “algo sem precedentes na história das relações internacionais”. Albares destacou que Javier Milei foi recebido de boa fé em Madri para participar de um evento político de extrema-direita e que foi tratado com todo o respeito, tendo recursos públicos do Estado espanhol disponibilizados para sua visita.

No mês passado, o Ministério Público da Espanha pediu o arquivamento da investigação sobre Begoña Gómez, que se afastou temporariamente do cargo após a eclosão do caso. As suspeitas envolvem as conexões de Gómez com empresas privadas que supostamente foram favorecidas com fundos e contratos públicos.



Link da fonte aqui!