Enquanto o Brasil está presidindo o G-20 este ano, o presidente Lula voltou a dizer que as dívidas prejudicam o crescimento de alguns países em desenvolvimento. Segundo Lula, essa preocupação vai ser assunto nos encontros do bloco, composto pelas maiores economias do mundo.
A declaração fez parte do discurso dado pelo presidente brasileiro, que recebeu o presidente de Benin, país africano, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro ocorreu às vésperas do Dia da África, celebrado no próximo sábado.
Lula também voltou a mencionar o Conselho de Segurança da ONU, e classificou como “anomalia” a ausência de países latinos e africanos em cadeiras permanentes do colegiado.
Lula ainda defendeu que os países latinos e africanos participem do debate sobre o uso de inteligência artificial e que haja um “modelo de governança” que minimize os riscos dessa tecnologia e que “facilite o acesso do Sul Global a esses benefícios”.
Durante o discurso, o presidente Lula convocou os países do continente africano para somar forças na luta contra a fome no mundo, e na transição energética, de acordo com a realidade de cada nação.