Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moçambique passa a receber do Reino Unido 10,6 milhões de euros anuais para apoio humanitário – África

Moçambique passa a receber do Reino Unido 10,6 milhões de euros anuais para apoio humanitário – África



Moçambique passa a receber, a partir deste ano, um total de 10,5 milhões de libras (12 milhões de euros) do Reino Unido, para apoio humanitário, anunciou esta sexta-feira fonte oficial.

“Como parte de um aumento humanitário global do Foreign Commonwealth and Development Office, Moçambique recebeu um montante adicional de 7,55 milhões de libras (quase nove milhões de euros) para o seu programa humanitário “, afirmou a embaixada do Reino Unido, em comunicado.

O apoio está garantido, pelo menos, para aos próximos três anos, sendo o seu reforço justificado pelo conflito armado que o país regista no norte de Moçambique e pelas catástrofes naturais que enfrenta ciclicamente.

“As pessoas mais vulneráveis estão a suportar a maior parte do fardo destes acontecimentos e por isso queremos chegar a estas pessoas com uma assistência adequada e atempada”, frisou a Alta-Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, citada no documento.

O apoio, a ser disponibilizado através de organizações não-governamentais, será aplicado em ações de antecipação e na preparação para catástrofes ou deslocações, bem como no fornecimento de certidões de nascimento e de bilhetes de identidade nacionais a pessoas vulneráveis.

“A expectativa é que o aumento permita chegar a mais 250.000 pessoas durante os próximos três anos e proporcionar um financiamento previsível aos parceiros existentes”, acrescenta-se no documento.

A província de Cabo Delgado enfrenta desde outubro de 2017 uma insurgência armada com ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico, incursões que já provocou mais um milhão de deslocados e uma crise humanitária no norte do país.

O país é também considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.





Link da fonte aqui!