Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

El Niño provocará temperaturas acima da média até junho

El Niño provocará temperaturas acima da média até junho


As temperaturas no país vão continuar acima da média histórica até junho.

A previsão é do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O motivo é o El Niño, um fenômeno climático que acontece quando a temperatura do Oceano Pacífico na faixa do Equador fica meio grau, ou mais, acima do normal.

Mas, segundo a meteorologista do INPE Caroline Vidal, o El Niño deve perder força a partir de agora.

“A previsão para junho e julho é que o El Niño se descaracterize totalmente. E a previsão para o Brasil em relação à temperatura é que há maior probabilidade de temperaturas acima da média ainda em praticamente todo o país”.

Caroline também destacou como ficam as chuvas no país até junho.

“Nós temos maior probabilidade de chuvas acima da média nos setores Norte, Leste e Sul do Brasil, e na faixa central do país, pegando aí estados da região Sudeste, da região Centro-Oeste e também entre o Amazonas, o Acre e Rondônia. Maior probabilidade de chuvas abaixo da média para esse trimestre”.

A meteorologista explica que para o segundo semestre o que se espera é a formação de um outro fenômeno climático.

“A previsão é de maior probabilidade de uma caracterização de um evento de La Niña no segundo semestre deste ano, que seria o oposto do El Niño, então ao invés do aquecimento das águas do Pacífico, seria um resfriamento das águas do Pacífico, que também influencia o regime de chuvas e temperatura em parte do nosso país”. 

Segundo o INPE, a La Niña pode provocar no Brasil chuvas abaixo da média no Sul e intensas no Norte e Nordeste, com queda nas temperaturas.



Link da fonte aqui!