Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

População pode solicitar podagem de árvores pelo aplicativo da Prefeitura de João Pessoa ou plataforma 1Doc

População pode solicitar podagem de árvores pelo aplicativo da Prefeitura de João Pessoa ou plataforma 1Doc


A árvore perto da sua casa está precisando de podagem? Então, basta solicitar à Prefeitura de João Pessoa a realização do serviço. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou via plataforma 1Doc. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), são recebidas entre 450 a 500 solicitações de avaliações de poda de árvores por mês.

“Uma vez que a Semam recebe o pedido, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento realizam uma vistoria no local e emitem um laudo técnico com orientações sobre o serviço – se deve ser feita poda, tratamento ou mesmo se é preciso a retirada da árvore”, explica o chefe da Diretoria de Controle Ambiental, Anderson Fontes.

O processo de vistoria dura uma semana, contado a partir da solicitação. O laudo técnico é, então, encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que executa as podas. O órgão também realiza este serviço de forma rotineira, com podas preventivas e corretivas nas principais ruas e avenidas da cidade a fim de proporcionar mais segurança e bem-estar à população.

“Nós fazemos uma vistoria para observar as urgências. Primeiro vamos até o local da solicitação, classificamos o pedido conforme a situação da árvore e programamos a realização do serviço. Ou seja, os pedidos não são atendidos em ordem cronológica de solicitação”, explica o diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares.

É nesta vistoria que a Sedurb classifica se a poda é de responsabilidade da Prefeitura, da Energisa ou do particular em que a árvore está plantada. “Isso porque a Sedurb não realiza serviço em locais privados, somente em áreas públicas”, ressalta Jair Soares.

No caso de galhos tocando a rede elétrica, o cidadão pode fazer a solicitação diretamente à Energisa. “A Energisa já tem a autorização da Semam para realizar o serviço nesses casos específicos. Ela vai lá e retira apenas os galhos que estão interferindo na rede elétrica”, ressalta o chefe da Diretoria de Controle Ambiental, Anderson Fontes.

Porém, após a retirada dos galhos que tocam a fiação elétrica, a árvore vai precisar de conformação da copa, ou seja, precisa ser realizada a poda estruturada. A partir disso, o cidadão pode procurar os canais da Prefeitura de João Pessoa para solicitar o serviço.

Por fim, o recolhimento dos resíduos de poda de árvores é realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que segue um cronograma de limpeza, atendendo as solicitações por bairros.

Quais os canais que a população tem para solicitar a poda de árvores?

Pelo App João Pessoa na Palma da Mão (apenas poda)

  • Baixar o aplicativo no celular: João Pessoa na palma da mão;
  • Fazer o login com o número do CPF e data de nascimento;
  • Buscar (através da pesquisa) ‘PODA DE ÁRVORE’;
  • Preencher todos os campos e clicar em ‘SOLICITAR’.

Solicitação de Processo via 1Doc (Poda e Corte)

  • Acessar: www.joaopessoa.pb.gov.br;
  • Procurar por ‘Prefeitura Conectada’;
  • Clicar em ‘Atendimento ao Cidadão’;
  • Selecionar a opção: ‘Protocolos’;
  • Realizar um cadastro com CPF e email;
  • Buscar a opção: ‘SEMAM SOLICITAÇÕES DIVERSAS’;
  • Descrever a solicitação e anexar à documentação;
  • Clicar em ‘Protocolar’;
  • Acompanhar a tramitação pelo ‘MEU INBOX’.



Link da fonte aqui!