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Agora é Now: Novo canal da Medialivre está prestes a chegar à televisão dos portugueses – Tv Media

Agora é Now: Novo canal da Medialivre está prestes a chegar à televisão dos portugueses – Tv Media



Um novo canal de informação ‘pura e dura’, com noticiários de 15 em 15 minutos, para um público exigente, com rigor e síntese, e um foco muito específico na Europa – naquilo que são os interesses nacionais. É este o perfil do novo projeto televisivo da Medialivre, o canal News Now, que na próxima segunda-feira toma de assalto a posição 9 do telecomando dos telespectadores portugueses e promete revolucionar a forma como estes consomem notícias.

Para os acolher, o Now vai contar com um elenco de luxo, pontuado por jornalistas muito reconhecidos: Patrícia Matos (que anteriormente estava na TVI), Marisa Caetano Antunes (que veio da SIC), Eduarda Pires (TV Record), Mário Carneiro (RTP), José Pedro Fernandes (Porto Canal), Pedro Mourinho e Janete Frazão, que transitam da CMTV.

Uma equipa vasta, dirigida por Paulo Oliveira Lima e que integra outros nomes com cartas dadas no ‘métier’, como Inês Rodrigues (coordenadora), Rodrigo Guimarães, Débora Couceiro, Vânia Mateus, Anabela Benedita, Bruna Cardoso, Sofia Dias, Madalena Sales, Henrique Ferreira, entre outros, que contribuíram, a partir da redação ou no terreno, para a atualização das notícias mais importantes a cada 15 minutos.

Os protagonistas
Mas a grande novidade reside na participação de personalidades relevantes na sociedade nacional. “Não são comentadores, são protagonistas, e são essas personalidades que estarão no centro da ação”, explicou o CEO da Medialivre, Luís Santana, durante a apresentação oficial do projeto, no final de maio. “Um comentador fala sobre muita coisa”, aqui o foco é “naquilo que é o conhecimento da pessoa, a sua experiência, como a pessoa vê as realidades, é muito centrado naquilo que é a própria personalidade”, sintetiza.

Assim, às segundas-feiras, Pedro Santana Lopes irá ter na antena um programa que se chama ‘Perceções e Realidades’. Às terças, será a vez de Judite Sousa e Luís Paixão Martins conduzirem um espaço de entrevistas, intitulado ‘Protagonistas’.

Segue-se Rui Rio. O antigo líder do PSD, ocupará o estúdio do Now às quartas, prometendo debater de forma “racional” temas envoltos em populismo. O deputado e ex-ministro das Finanças Fernando Medina apresenta, às quintas, o explicador financeiro ‘Contas Certas’, enquanto o bispo de Setúbal D. Américo Aguiar ocupa a grelha às sextas.

Ao sábado será a vez da investigação, com o programa ‘Repórter Sábado’. Os domingos estão reservados para ‘Otimista’, o novo programa de autor do antigo primeiro-ministro António Costa, que irá mostrar os melhores exemplos do País. A este elenco de protagonistas, juntam-se ainda o líder parlamentar do PSD Hugo Soares, a ex-diretora-geral da saúde Graça Freitas, que irá abordar temas e conceitos relacionados com o saúde, e a bastonária da Ordem dos Advogados Fernanda de Almeida Pinheiro. Esta última terá a missão de “explicar as coisas como são e desmistificar algumas perceções erradas” na área da Justiça.

Estes protagonistas vão também fazer parte do novo órgão consultivo da direção do canal. Chama-se o Conselho do Estado e, aqui, vão assumir o papel de senadores, com o principal objetivo ajudar o canal a reagir face à atualidade. Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre, justifica esta estratégia com a importância de haver “comunicação entre profissões”, contando que este órgão consultivo, uma iniciativa da autorregulação, venha trazer “inovação e ideias frescas”.

O Now irá ainda promover vários frente-a-frente políticos. No primeiro, segunda-feira, dia do arranque do canal, Rita Matias, do Chega, e Bruno Gonçalves, do PS, vão ‘enfrentar-se’ neste espaço privilegiado para o debate dos temas ligados à atualidade política. No dia seguinte, terça-feira, a troca de ideias acontece entre Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, e André Coelho Lima, do PSD. Dia 19 será a vez de Pedro Anastácio, do PS, e Mariana Leitão, do Iniciativa Liberal, se encontrarem nos estúdios do Now para elucidar os espetadores e mostrar-lhes o que está em causa nas decisões que modelam a vida dos portugueses e do País. O Now vai ter também um ‘site’ e vai estar presente nas redes sociais.

Contributos
O fator diferenciador do novo canal, que se quer capaz de identificar os consumidores que não se reveem nas soluções informativas disponíveis até aqui, passa também pelas sinergias feitas pelas equipas do ‘Negócios’, ‘Sábado’, ‘Record’ e ‘Máxima’.

“O ‘Negócios’, enquanto meio de comunicação líder na área económica, terá uma contribuição permanente no Now, ajudando a enquadrar os temas ligados à economia e política com o apoio da especialização da sua redação”, começa por dizer Diana Ramos, diretora do diário líder no segmento da economia. O Now contará com um programa diário do ‘Negócios’, de manhã, que versará os temas tratados pelo jornal e a atualidade económica nacional e internacional. Além disso, os seus jornalistas estarão presentes na antena sempre que forem solicitados.
“O Negócios é líder na informação económica, é o único meio especializado em economia com edição diária em papel, tem uma elevada presença no digital, e crescer para uma nova plataforma, neste caso a televisiva, será mais uma maneira de afirmar o trabalho diário da nossa excelente redação. Temos os jornalistas mais completos nas áreas de economia, empresas e mercados, pelo que certamente ajudaremos o Now a crescer nos seus objetivos”, sublinha.

De acordo com Nuno Tiago Pinto, diretor da revista ‘Sábado’, a publicação vai contribuir a nível de reportagem, investigação, notícias, comportamento, viagens, lazer e lifestyle, ou seja, “todos os fatores que fazem da ‘Sábado’ uma revista líder de mercado no segmento das news magazines vão estar na antena do Now”.

Para já, a marca Sábado começa com três programas em antena. “Todas as semanas o ‘Repórter Sábado’ vai levar aos telespectadores do Now a versão televisiva do nosso jornalismo de investigação, das reportagens de atualidade e até temas históricos ou de comportamento. Serão temas profundos, próximos dos assuntos que preocupam e afetam os portugueses, tratados com todo o cuidado pelos nossos jornalistas”. A este junta-se ‘Sábado Viajante’: “um programa sem fronteiras, que vai levar os telespectadores numa viagem aos mais variados cantos do globo, mostrando as paisagens naturais, cidades históricas e a cultura dos países visitados pelos nossos repórteres – sem esquecer as maravilhas que temos em Portugal. Já o ‘Guia Para Sair’ irá fazer sugestões semanais sobre como poderá aproveitar o seu tempo livre – sozinho, acompanhado ou em família – e recomendar os restaurantes, hotéis, exposições ou espetáculos que deve visitar. Haja mais projetos e cá estaremos para os abraçar”, explicou Nuno Tiago Pinto.

Já Rosário Castro, diretora da Máxima, relembra que “desde o seu primeiro número, publicado há quase 36 anos, que a Máxima é pioneira”.
“Foi pioneira na forma como sempre deu destaque a temas e causas ligados às mulheres, à igualdade de género, à inclusão ou à diversidade, bem como nas suas abordagens à moda e à beleza, reunindo os melhores e mais criativos talentos destas áreas. Agora, será também pioneira na sua presença no Now”, avança.

Com o lifestyle como ponto de partida, o “programa da Máxima será uma viagem semanal pelas tendências do luxo nacional e internacional, entre moda, beleza, destinos, design, realeza e muito mais. Sempre com uma imagem cuidada e com o olhar muito próprio da Máxima e da sua equipa”.

No segmento desportivo, a colaboração do ‘Record’ é igualmente decisiva para o sucesso do novo canal. “O ‘Record’ é o jornal líder de desporto em Portugal e vai tentar ajudar o Now, que é uma marca que promete fazer a diferença no mercado audiovisual nacional, com a sua credibilidade, o seu ‘know how’ e o seu jornalismo de referência no desporto, de forma a garantir as melhores notícias”, começa por dizer à Boa Onda Bernardo Ribeiro, diretor do ‘Record’ e diretor-geral editorial adjunto do CM. “As pessoas vão saber que o que estão a ver é verdade e não apenas palpites ou adivinhações de quem não sabe muito bem o que está a dizer”, acrescenta. 








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