O programa Coração Pessoense da Prefeitura de João Pessoa, executado pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), qualificou a assistência cardiovascular ofertada aos usuários da rede municipal de saúde e segue, de forma rápida, eficiente e efetiva, salvando vidas. Até o momento já são 2.128 mil procedimentos realizados, sendo a maioria cateterismos e angioplastias. Só este ano foram mais de 500 procedimentos.

O trabalho é reconhecido e elogiado por pacientes e familiares, que relatam histórias de superação e, conforme depoimento de alguns, até de ‘milagre’. É o caso do policial civil Alexandre Magno Costa Freire, 48 anos, que sofreu dois infartos no dia 14 de maio, chegando, inclusive, a passar por três reanimações antes de ser submetido ao cateterismo e uma angioplastia no Hospital Santa Isabel.
Ele conta que estava em uma academia no Geisel, bairro onde mora, quando começou a sentir dores fortes no peito. “Eu senti uma dor estranha e liguei para um amigo pedindo ajuda e disse que estava infartando”, lembra. Magno possui plano de saúde, mas o amigo achou melhor, pela proximidade, levá-lo para o Complexo Hospitalar de Mangabeira, onde ele recebeu os primeiros atendimentos.
“Do carro já me colocaram na maca e eu fui direto para a área vermelha. Eu estava em choque, com aquela dor horrível. Fizeram a primeira reanimação e eu não voltei. O médico fez a segunda reanimação, com o desfibrilador, eu não voltei. Na última tentativa Jesus me puxou e eu retornei. Eu passei cinco minutos e 30 segundos em óbito, com o coração parado. Quando eu retornei, me colocaram numa ambulância e mandaram para o Hospital Santa Isabel, onde fiz o cateterismo e a angioplastia”, conta o policial, que está em plena recuperação.


Um fato que chamou a atenção do policial foi a agilidade no atendimento. “Entre eu ser atendido no Trauminha e chegar à sala do Santa Isabel durou pouco mais de uma hora. Hoje eu agradeço primeiramente a Deus e depois a toda equipe do Trauminha e do Santa Isabel. Eu devo minha vida ao Santa Isabel e ao SUS pelo pronto atendimento”, agradece emocionado.
Alexandre Magno também destacou o atendimento humanizado que recebeu no HMSI. “Além do atendimento extremamente profissional, eficaz e rápido, o atendimento humanitário das pessoas que estiveram comigo durante a semana em que fiquei no Hospital Santa Isabel, tanto na parte da UTI quanto na parte da enfermaria, da assistência social, da direção, foi um diferencial muito grande. E hoje eu estou aqui para testemunhar que literalmente o serviço de saúde na Capital, o SUS, salva vidas”, declarou ele que esteve esta semana no hospital para agradecer aos profissionais pelo zelo e carinho.