Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Município de São João do Rio do Peixe comemora centenário de nascimento de filho ilustre

Município de São João do Rio do Peixe comemora centenário de nascimento de filho ilustre


Eurícledes Formiga, que completaria 100 anos de idade nesta quarta-feira (19) continua vivo nas memórias, nas mentes e nas vidas de todos que tiveram o privilégio de gozar do seu convívio e da sua amizade em sua terra natal, que conta hoje com quase 18 mil habitantes e fica localizada na microrregião de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, a 450 Km de João Pessoa.

Mas não só: como também em cidades como São Paulo e Brasília, onde seu talento o levou, como poeta, repentista, escritor, advogado, jornalista e médium legitimado por expoentes como Chico Xavier (foto) e Divaldo Franco.

Legado vasto e atemporal

O legado atemporal que deixou inclui obras literárias e mediúnicas, sempre em estilos que refletiam a realidade local e regional; e claro, sua memória prodigiosa, capaz de verbalizar de trás para a frente de imediato um discurso encerrado pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek, o que o encantou e aos presentes na ocasião.

Daí por que as justas e merecidas homenagens que lhe serão prestadas nesta quarta-feira, que terão início às 9h com uma Missa em Ação de Graças na Matriz de N. Sra. do Rosário e descerramento de placa comemorativa na Casa de Tofim às 10h30.

Atrações culturais

À tarde, às 15h terá exposição das principais obras de sua autoria, bem como de livros e relíquias de familiares. A programação será encerrada em grande estilo no Espaço Cultural Estação das Artes com uma noite cultural, com participação dos poetas Antônio Batista da Nóbrega (Antônio Ribeiro) e Francisco Genésio de Sousa (Chico Genésio), sob a coordenação dos poetas Nivaldo Amador e Wergniaud Breckenfeld, sucedida de apresentação musical do mais genuíno forró pé de serra pelo grupo Os Três de São João.

E-book e Revista impressa

Um e-book alusivo ao transcurso histórico, com fotos, documentos, fac-símiles de livros e depoimentos, elaborado pelo professor e escritor Edilson Tomaz com apoio da Comissão organizadora constituída pelo prefeito Luiz Claudino, ganhou uma versão impressa, editada pelo jornalista Cândido Nóbrega, que foi distribuída e incorporada ao acervo histórico.

A Comissão foi composta além de Edilson, por Maria de Oliveira e Maria Sônia de Oliveira (representantes da Prefeitura Municipal), Marcondes Vieira da Silva (representante da Câmara de Vereadores), Quito Formiga (representante da família do homenageado), Francisco de Sales Gaudêncio (vice-presidente da Academia de Letras da Paraíba e Biógrafo), José Neumanne Pinto (acadêmico da ALCG, escritor e poeta), Wergniaud Brekenfeld e Nivaldo Amador de Sousa (poetas populares), Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu (professor, historiador e escritor), Rogério Cândido Ramalho Galvão (memorialista e escritor), Marcos Formiga (professor da Universidade de Brasília) e Ruthlana Dutra Nogueira (presidente do Grupo Espírita “Os Sementeiros do Bem”).



Link da fonte aqui!