A Polícia Federal deflagrou nesta terça feira, 18, a operação Crédito Pirata para combater uma quadrilha especializada em fraudes de créditos tributários da Receita Federal.
Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão além do sequestro dos bens do grupo criminoso avaliados em R$ 90 milhões.
De acordo com os investigadores, uma empresa sediada em Hortolândia, município próximo a Campinas utilizou créditos falsos para compensar débitos com a Receita Federal.
A partir desse esquema, eles passaram a oferecer consultoria tributária a empresários e empresas em todo o Brasil com a promessa de reduzir e zerar os tributos por meio de supostos créditos de PIS/Cofins.
O empresário vítima do esquema pagava uma porcentagem aos criminosos pelo suposto serviço, no entanto também era novamente cobrado pela Receita Federal quando o órgão percebia a fraude.
De acordo com a Receita Federal, o total dos créditos tributários falsos gerados pela quadrilha superam R$ 1 bilhão.
A Receita Federal alerta ao contribuinte denunciar à Ouvidoria do órgão caso receba oferta soluções milagrosas de compra e venda de créditos de tributos federais. a pessoa pode achar o link para fazer a denuncia no site gov.br/receitafederal.