Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Milhares de alunos continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul

Milhares de alunos continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul


Milhares de crianças e adolescentes continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul desde que as fortes chuvas devastaram a região, há cerca de 50 dias. Na rede estadual, 27 escolas seguem fechadas e mais de 8.400 estudantes estão sem aulas.

Na rede municipal de Porto Alegre são 7 mil alunos sem aulas e 14 escolas ainda sem condições de uso devido aos alagamentos. Em Canoas, na região metropolitana, uma das cidades mais atingidas, apenas oito das 44 escolas municipais voltaram a funcionar e somente a partir desta semana.  

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, de Canoas, foi uma das que retomou as aulas, mas apenas 60% dos cerca de 700 alunos que atendia apareceram.

O diretor da instituição, Fernando Lazzaretti, explicou que muitos estudantes estão alojados em outros municípios e não puderam voltar. Para o pedagogo, o impacto dessa enchente será mais grave que o da pandemia.

A professora de dança Ana Paula Fagundes, de 34 anos, conta que a filha Maria Luiza, de 7 anos, está feliz em poder voltar a estudar.

A pequena Isabela, de 7 anos, também ficou feliz com o retorno das atividades.

Não tiveram a mesma sorte os três filhos de 7, 12 e 14 anos da dona de casa Janete da Silva Campos, de 38 anos. Eles estão matriculados em uma escola de Canoas que segue fechada e coberta de entulhos.

O bairro da professora Gisele Vidal, de 35 anos, não foi atingido pelos alagamentos, mesmo assim a escola do seu filho, Gabriel, de 8 anos, não está funcionando porque virou um abrigo. O pequeno Gabriel disse que sente saudade dos “temas”, que são as atividades da escola.

A secretaria municipal de Educação de Canoas disse à reportagem que espera que todas as escolas retomem as atividades até a metade do mês de julho.

*Da Agência Brasil para Rádio Nacional.



Link da fonte aqui!