O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) recebeu, nesta semana, uma visita técnica da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e funcionamento do serviço, considerado pela Comissão uma referência nacional em atendimento pré-hospitalar.
Durante a visita, foram apresentados os protocolos e procedimentos padrões utilizados pelas equipes durante os atendimentos às emergências. “É uma satisfação para nós que o serviço onde atuamos seja modelo para outros profissionais, então tentamos mostrar um pouco de como funciona a rotina da equipe, que lida com decisões rápidas e cruciais rotineiramente”, afirmou o Galileu Machado, coordenador geral do Samu-JP.
Para Cleberson Paião, membro do Conatenf, a visita reforça o compromisso da Comissão em promover ações que visam o fortalecimento e a qualificação do atendimento de urgência e emergência no país. “Foi uma experiência extremamente importante. Tivemos a oportunidade de conversar sobre a possibilidade de realizar capacitações conjuntas”, destacou.
Atualmente o município de João Pessoa conta com cinco Unidades de Suporte Avançado (USA), oito Unidades de Suporte Básico (USB), oito motolâncias, além de dois Veículos de Intervenção Rápida (VIR). Em cinco meses, esses veículos realizaram 12.545 atendimentos, das 18.728 ligações recebidas.
No mês passado, a Prefeitura de João Pessoa entregou 30 novos uniformes aos profissionais que atuam nas motolâncias do serviço. O vestuário funciona como equipamento de proteção individual (EPI), incluindo capacetes, calças táticas e jaquetas com airbags. Além dos uniformes, também foram entregues 14 cardioversores e 10 monitores parâmetros, que serão inseridos nas viaturas para proporcionar mais segurança no atendimento aos usuários.