O prefeito de Pombal, na Paraíba, Dr. Verissinho, gerou uma grande controvérsia após uma declaração feita durante uma reunião na última terça-feira (09). Em um vídeo que rapidamente se espalhou pelas redes sociais, ele afirmou que ter um filho com transtorno do espectro autista (TEA) é uma “infelicidade”. Suas palavras exatas foram: “As pessoas que têm a infelicidade de ter um filho com transtorno a procurar a escola do município (…)”.
A fala preconceituosa do gestor causou polêmica, mas foi endossada por uma aliada. Em uma conversa no WhatsApp, a mulher afirmou: “O mundo hoje está cheio de besteira. Um menino autista é um menino doido, e quem quer um menino doido? É infelicidade, não é felicidade não, é infelicidade mesmo”, defendendo assim o prefeito.
Sobre o Autismo
O autismo é uma condição complexa que afeta a maneira como as pessoas se comunicam e interagem com o mundo. De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, a prevalência do autismo é de uma em cada 36 crianças. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas pelo autismo, sendo a condição mais comum em meninos na proporção de quatro para uma menina.
Esse episódio destaca a importância da conscientização sobre o autismo e a necessidade de promover uma compreensão empática e informada sobre a condição. Ações e discursos de figuras públicas têm um impacto significativo na sociedade, e é crucial que sejam pautados pelo respeito e pela inclusão.
politicaetc
O post Prefeito de Pombal chama autismo de “infelicidade” e gera polêmica nas redes sociais apareceu primeiro em Patos Metropole.