Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lágrimas no último adeus aos homens do mar – Portugal

Lágrimas no último adeus aos homens do mar – Portugal



A Figueira da Foz voltou a viver um dia de luto e consternação. O último adeus aos três pescadores do naufrágio da ‘Virgem Dolorosa’, cujos corpos foram encontrados na passada quarta-feira, decorreu na sexta-feira, na Figueira da Foz.

A primeira cerimónia foi de Filipe Julião, de 31 anos, o mais novo dos pescadores da embarcação. A Igreja Matriz do Paião foi palco de homenagens de familiares e amigos que descreveram o pescador como “um jovem repleto de alegria e pronto a ajudar toda a comunidade”. Filipe deixa uma filha de apenas dois anos. O corpo foi sepultado no cemitério do Paião.


As cerimónias fúnebres de Eugénio Pata, de 62 anos, e José Jacinto, de 58, decorreram em simultâneo na Capela da Leirosa. O espaço não foi suficiente para as centenas de pessoas que quiseram prestar uma última homenagem aos homens que viviam do mar. As duas famílias, que mantinham uma relação bastante próxima, foram tomadas pelas lágrimas e amparadas num momento de grande sofrimento e dor.A secretária de Estado das Pescas, Cláudia Aguiar, elementos da Marinha Portuguesa e Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, marcaram presença nas cerimónias de adeus. “É mais um dia duro para a Figueira da Foz e para a comunidade piscatória. A vida no mar é muito dura e estas famílias já provaram que têm fibra”, disse o autarca.

FAINA ERA O SUSTENTO DAS FAMÍLIAS
Comunidade teme o futuro das famílias dos pescadores da Leirosa. “São famílias muito pobres, viviam do que a pesca dava e eu não sei o que vai ser deles”, disse ao CM Arménio Silvino, amigo das vítimas.

TRIPULAÇÃO NÃO VOLTOU AO MAR
Mais de uma semana após a tragédia, que ocorreu no dia 3, os sobreviventes ainda não voltaram ao mar. Apesar de estarem recuperados fisicamente, os pescadores estão traumatizados com a morte dos seis colegas.





Link da fonte aqui!