Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PEC da Anistia facilita pagamento de dívidas de partidos políticos

PEC da Anistia facilita pagamento de dívidas de partidos políticos


A Câmara aprovou, em dois turnos, proposta que facilita o pagamento de dívidas de partidos políticos. A Proposta de Emenda à Constituição exige a aplicação, a partir de 2026, da quantia que deixou de ser investida pelas legendas para cumprimento da cota racial nas eleições anteriores.

A chamada de PEC da Anistia vai permitir o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos e de suas fundações.  E para isso poderão ser utilizados recursos do Fundo Partidário. 

O texto prevê também a criação do Programa de Recuperação Fiscal, Refis, para que as legendas regularizem seus débitos com isenção de juros e multas acumuladas.  Haverá apenas a correção monetária sobre os valores originais.

Em relação às candidaturas de pessoas pretas e pardas, o texto considera como cumprida a aplicação de qualquer quantia nessas candidaturas nas eleições ocorridas até a promulgação da futura emenda constitucional.

A regra valerá apenas se o partido aplicar, nas quatro eleições seguintes à promulgação da emenda e a partir de 2026, a diferença em relação à cota que não foi cumprida nas eleições anteriores.

Atualmente, segundo determinação do Tribunal Superior Eleitoral, a aplicação dos recursos deve ser proporcional à quantidade de candidatos negros da legenda.

Por se tratar de uma PEC, a matéria precisava de 308 votos para ser aprovada. O projeto recebeu 338 votos favoráveis, 83 contrários e 4 abstenções, no segundo turno. Agora, a proposta será enviada  ao Senado.



Link da fonte aqui!