Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz que Temer e Bolsonaro transformaram o Brasil na Faixa de Gaza

Lula diz que Temer e Bolsonaro transformaram o Brasil na Faixa de Gaza


Em um evento no interior de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o Brasil pós-impeachment de Dilma Rousseff à Faixa de Gaza, criticando duramente os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. “O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso,” afirmou Lula durante a comemoração de 10 anos de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nesta terça-feira, 28 de julho.

Lula destacou as mortes recentes na Faixa de Gaza, afirmando que “todo final de semana agora, este final de semana, morreu mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. A semana passada, morreu mais 90. E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques, todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional”. A declaração de Lula ecoa a narrativa do grupo Hamas, que frequentemente acusa Israel de atacar civis indiscriminadamente.

A StandWithUs Brasil, instituição educacional sobre Israel, refutou as declarações de Lula, afirmando que ele “tira conclusões erradas a partir de informações falsas”. Em nota, a organização esclareceu que Israel não atacou “tendas” com “mulheres, idosos e crianças”, mas sim um esconderijo do Hamas em Khan Yunis, onde se escondiam líderes do grupo terrorista. A operação visava Mohammed Deif e Rafah Salameh, ambos responsáveis por ataques contra civis israelenses.

Um relatório do think tank The Washington Institute for Near East Policy indica que o número de mortes em Gaza pode ser superior aos 30.000 divulgados pelo Hamas, mas a maioria das vítimas seriam homens, incluindo terroristas. Este dado contrasta com a narrativa de Lula e do Hamas, que alegam que a maioria das vítimas são civis.

As declarações de Lula têm sido criticadas por reproduzir a propaganda do Hamas sem evidências claras. A StandWithUs Brasil destacou que, apesar de inevitáveis baixas civis em conflitos armados, a responsabilidade principal é do Hamas, que frequentemente utiliza civis como escudos humanos. Para uma resolução pacífica, é necessário que o Hamas aceite os cessar-fogos propostos por Israel e depõe as armas, libertando os reféns ainda mantidos em cativeiro.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.