Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Candidatura de Danilo Sampaio, genro de Lula, é barrada pelo TRE-SE

Candidatura de Danilo Sampaio, genro de Lula, é barrada pelo TRE-SE


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) impugnou a candidatura de Danilo Sampaio (PT), advogado e companheiro de Lurian, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada na última segunda-feira (23/9) e baseou-se no entendimento de que Danilo mantém uma relação de união estável com Lurian, o que configura um impedimento legal para sua candidatura à prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE).

De acordo com a Constituição Federal, cônjuges e parentes de até o segundo grau do presidente da República, governadores e prefeitos são proibidos de concorrer a cargos eletivos, exceto em casos de reeleição. Com base nisso, o TRE-SE decidiu que Danilo não pode disputar a eleição no município sergipano.

A defesa de Danilo Sampaio argumentou que, apesar de seu relacionamento com Lurian, ainda não há uma união estável formalizada entre os dois, e, portanto, ele estaria apto a concorrer. Inicialmente, Danilo havia obtido uma decisão favorável em primeira instância. O juiz relator do caso no TRE-SE, Breno Bergson Santos, também havia considerado o argumento da defesa e manifestado parecer favorável à candidatura.

Contudo, a maioria dos membros da Corte entendeu que as postagens e notícias divulgadas sobre o casal seriam provas suficientes para comprovar uma união estável, barrando, assim, sua candidatura.

O Partido dos Trabalhadores (PT) vinha apostando fortemente na candidatura de Danilo para a prefeitura de Barra dos Coqueiros, destinando R$ 159,8 mil do fundo eleitoral à campanha do advogado. Este valor representa 100% dos recursos disponíveis para sua campanha, destacando o quanto a sigla considera a eleição de Danilo estratégica para o partido no estado.

Agora, a defesa de Danilo Sampaio aguarda a publicação oficial do acórdão do TRE-SE para decidir se recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou se continuará buscando reverter a decisão dentro da própria Corte sergipana. Em nota, os advogados do petista reiteraram que Danilo e Lurian “não convivem sob o regime de união estável” e, portanto, não haveria impedimentos jurídicos à sua candidatura.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.