Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PGR indica Janones por peculato e propõe acordo para evitar processo

PGR indica Janones por peculato e propõe acordo para evitar processo


A Procuradoria-Geral da República (PGR) encontrou indícios de peculato envolvendo o deputado André Janones (Avante-MG) e dois de seus assessores, Mário Celestino da Silva Junior e Alisson Alves Camargo. A conclusão veio após a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) sobre um esquema de “rachadinha” no gabinete do deputado. Em vez de avançar com uma denúncia formal, a PGR sugeriu um acordo de não persecução penal, que suspenderia o caso mediante o cumprimento de determinadas condições pelos envolvidos.

De acordo com o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, a investigação confirmou parte das suspeitas, com provas suficientes para embasar o pedido de acordo com base no art. 28-A do Código de Processo Penal. Para que os termos sejam negociados, a PGR solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do processo por 60 dias. Antes da decisão sobre a denúncia, a PGR também pediu acesso aos dados bancários e fiscais de Janones, procedimento autorizado pelo relator do caso, ministro Luiz Fux.

A investigação começou após a divulgação de um áudio, em 2022, pelo portal Metrópoles, em que Janones supostamente orienta assessores a devolver parte dos salários para financiar gastos de campanha. A autenticidade do áudio foi confirmada por depoimentos e laudos periciais, segundo os quais Janones teria praticado atos ilícitos desde o início do mandato. A PF descreve o deputado como “o eixo central” do esquema, que configura peculato e corrupção passiva. Ex-assessores confirmaram que enfrentaram retaliações por não concordarem com as devoluções salariais, prática conhecida como “rachadinha”.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.