Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alckmin sugere tirar alimentos e energia do cálculo da inflação: “Juro alto não faz chover”

Alckmin sugere tirar alimentos e energia do cálculo da inflação: “Juro alto não faz chover”


O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu nesta segunda-feira (24) que o Banco Central reavalie a forma como calcula a inflação no Brasil, sugerindo a exclusão de itens como alimentos e energia da métrica oficial. Segundo ele, esses preços são fortemente influenciados por fatores externos, como o clima e o mercado internacional, e não respondem à política de juros.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

“Não adianta eu aumentar os juros, porque não vai fazer chover, eu só vou prejudicar a economia”, afirmou Alckmin durante evento promovido pelo Valor Econômico. Para ele, a atual taxa básica de juros, hoje em 14,25%, “atrapalha a economia” e contribui para o aumento da dívida pública.

O vice-presidente argumentou que o Brasil deveria adotar uma abordagem mais eficiente, focando os juros em itens que realmente respondem à política monetária. “É uma medida inteligente aumentar o juro naquilo que pode ter mais efetividade na redução da inflação. Entendo, sim, que é algo que deve ser estudado pelo Banco Central”, declarou.

Alckmin citou o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, como referência. Embora o Fed tenha uma meta de inflação de 2%, ele monitora os chamados núcleos da inflação — índices que desconsideram alimentos e energia por serem voláteis. “Não adianta aumentar juros que não vai baixar o preço do barril de petróleo”, completou.

O vice-presidente também demonstrou otimismo com os preços dos alimentos, prevendo recuo ao longo do ano com a melhora do clima e o crescimento da safra agrícola — fator que, segundo ele, ajudará o PIB de 2024.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.