Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Funjope realiza pagamento dos contemplados no edital Prêmio João Balula

Funjope realiza pagamento dos contemplados no edital Prêmio João Balula


A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), iniciou, nesta segunda-feira (24), o pagamento do Edital Prêmio João Balula, do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Este edital tem um valor total de R$ 200 mil e até a próxima quarta-feira (26), os recursos estarão nas contas dos contemplados.

“É uma felicidade para toda nossa equipe da Funjope realizar esse edital João Balula. Ele faz parte de um investimento e um estímulo que a Prefeitura de João Pessoa está realizando para recuperação do Fundo Municipal de Cultura. Eu lembro que o FMC estava paralisado desde 2016 e, desde o início da nossa gestão, nós estamos, a cada ano, a cada momento, estimulando e promovendo editais por meio deste Fundo”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele explicou que o Prêmio João Balula é um investimento com recursos próprios. Ano passado foi feito o edital 2024 para 2025 e selecionados os projetos num total de investimentos de R$ 1.500.000,00.

“Estamos pagando agora o Prêmio João Balula e, na sequência, vamos executar os pagamentos do edital multiáreas, seguindo nosso cronograma de execução dos projetos de investimentos. Esse é um trabalho que fazemos a partir de um forte desejo e orientação do prefeito Cícero Lucena, no sentido de podermos fazer a política inclusiva na Funjope”, afirmou.

O diretor ressaltou ainda que o Prêmio João Balula é especialmente voltado para artistas pretas e pretos da cidade. “É uma forma que entendemos de promover a inclusão desses artistas. A maioria é oriunda da periferia e cada um é merecedor de prêmios e de estímulos na execução de seus projetos”, acrescentou.

Edital – O edital João Balula homenageia esse ativista pelos direitos civis da população negra e pela cultura afro-brasileira em João Pessoa e na Paraíba.

A iniciativa premiou iniciativas artísticas e culturais não iniciadas, em andamento ou realizadas de artistas, artesãos e trabalhadores da cultura/mestres autodeclarados negros.

Também contemplou grupos, coletivos e/ou comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros geridas por pessoas negras com ou sem constituição jurídica, sem fins lucrativos, com natureza ou finalidade cultural, em prol da diversidade artístico-cultural em João Pessoa.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.