Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PT resgata proposta de Bolsonaro para limitar incentivos fiscais e mira aumento da arrecadação

PT resgata proposta de Bolsonaro para limitar incentivos fiscais e mira aumento da arrecadação


O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende retomar uma proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para limitar os incentivos fiscais concedidos pelo governo federal. A ideia é estabelecer um teto de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para as renúncias fiscais, como previsto na Emenda Constitucional nº 109, de 2021.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A proposta está sendo articulada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Ele afirmou que pretende “desenterrar” o projeto apresentado por Bolsonaro, mas que não avançou no Congresso. A ideia conta com o apoio do líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ).

Segundo o desenho em discussão, seriam preservados da limitação o Simples Nacional, voltado a micro e pequenas empresas, e a Zona Franca de Manaus, defendida pela bancada do Amazonas no Senado. Juntos, os dois mecanismos respondem por uma fatia significativa das isenções, mas têm forte apelo político.

Para o PT, resgatar uma proposta do governo anterior é também uma forma de desarmar a oposição. A avaliação interna é que os bolsonaristas terão dificuldade em se opor a uma medida idealizada por Bolsonaro. “Eles não poderão rejeitar algo que o ex-presidente defendeu”, diz um interlocutor do Planalto.

A estratégia dá sequência ao que prevê a emenda constitucional aprovada em 2021, que determinou ao Executivo o envio de medidas para limitar as isenções fiscais. À época, Bolsonaro apresentou um projeto de lei com esse objetivo, mas a proposta foi engavetada.

Hoje, os incentivos fiscais representam cerca de 4,6% do PIB, mais que o dobro do limite proposto. O governo entende que essa cifra compromete a arrecadação, beneficia desproporcionalmente os mais ricos e reduz a capacidade de investimento público.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.