Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli, mas julgamento é suspenso por Nunes Marques

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli, mas julgamento é suspenso por Nunes Marques


O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma, mas o julgamento foi interrompido nesta segunda-feira (24) após o ministro Nunes Marques pedir vista do processo — ou seja, mais tempo para análise.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Com isso, a conclusão do caso, que ocorre no plenário virtual da Corte e estaria prevista para esta quinta-feira (27), será adiada por até 90 dias. Mesmo assim, outros ministros ainda podem registrar seus votos no sistema. Até agora, o placar é de 5 a 0 a favor da condenação da parlamentar.

Zambelli é acusada de sacar e apontar uma arma contra um homem nas ruas de São Paulo em outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições presidenciais. A cena foi registrada em vídeo e ganhou ampla repercussão nacional. O episódio motivou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que resultou na abertura de ação penal no STF.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou por uma pena de cinco anos e três meses de prisão em regime inicial semiaberto, além da perda do mandato parlamentar (a ser executada após o trânsito em julgado) e da suspensão definitiva do porte de arma. Também determinou que a pistola usada por Zambelli seja entregue ao Exército. Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam integralmente o relator.

A defesa de Zambelli apresentou um novo memorial aos ministros pedindo absolvição. Os advogados argumentam que a deputada reagiu a provocações e que não cometeu porte ilegal, já que a arma estava registrada. “Tenho total confiança na Justiça e acredito que, com o esclarecimento completo dos fatos, minha inocência será comprovada”, afirmou Zambelli em nota.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.