Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes vota por aceitar integralmente a denúncia da PGR e tornar Bolsonaro e aliados réus por “tentativa de golpe”

Moraes vota por aceitar integralmente a denúncia da PGR e tornar Bolsonaro e aliados réus por “tentativa de golpe”


O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, votou nesta quarta-feira (26/3) pelo recebimento integral da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados. Caso a maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhe o voto, todos se tornarão réus.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Ao justificar sua posição, Moraes afirmou que a denúncia descreve com clareza e detalhamento suficiente os atos praticados pelos acusados, apontando indícios robustos de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa com o objetivo de impedir, por meio de violência e grave ameaça, a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O crime de tentativa de golpe de Estado se consumou por meio de uma sequência de atos que buscavam romper a normalidade do processo sucessório. A organização criminosa seguiu todos os passos para depor o governo legitimamente eleito”, afirmou Moraes em seu voto.

O ministro destacou ainda a escalada de ações que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023, e apresentou vídeos para reforçar a tese de que os eventos não foram isolados, mas parte de um plano estruturado.

Além de Bolsonaro, são alvos da denúncia e do voto favorável ao recebimento: o general Walter Braga Netto, o general Augusto Heleno, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

O julgamento segue com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Caso a maioria da Primeira Turma acompanhe Moraes, os oito denunciados se tornarão réus e o processo seguirá para a fase de instrução.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.