Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empresa que causou polêmica com hino em linguagem neutra volta a ser contratada pelo PT

Empresa que causou polêmica com hino em linguagem neutra volta a ser contratada pelo PT


A Zion Produções, responsável pelo ato de campanha de Guilherme Boulos (Psol) que gerou polêmica ao alterar o Hino Nacional para linguagem neutra, lidera a lista de fornecedores pagos pelo diretório nacional do PT em 2025. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Durante o evento, realizado em agosto de 2024 na Praça do Campo Limpo, em São Paulo, uma cantora contratada pela Zion substituiu o trecho “dos filhos deste solo és mãe gentil” por “des filhes deste solo”. A apresentação, que contou com a presença de Boulos, do presidente Lula e da então candidata a vice-prefeita Marta Suplicy, foi amplamente criticada por adversários políticos.

Boulos, cujo partido defende o uso da linguagem neutra, se distanciou do episódio. Apagou os vídeos nas redes sociais, responsabilizou a produtora pela escolha da artista e rescindiu o contrato quatro dias depois. Ainda assim, a Zion recebeu R$ 720 mil ao longo da campanha.

Mesmo após a controvérsia, a empresa voltou a ser contratada pelo PT. Em fevereiro deste ano, organizou a festa de 45 anos do partido no Rio de Janeiro. O custo do evento foi de quase R$ 600 mil, pagos em uma única parcela. Em todo o ano, apenas dois repasses do diretório nacional superaram esse valor: um de R$ 707 mil ao Tesouro Nacional e outro de R$ 2,3 milhões à Fundação Perseu Abramo.

A Zion pertence a Warley Alves Barbosa, ex-candidato a vereador pelo Psol em 2016, que obteve apenas 24 votos e afirma ter abandonado a campanha antes da eleição. A empresa começou como microempreendimento, mas cresceu em meio às campanhas do PT. Desde 2018, atuou em diversas ações do partido, incluindo a campanha presidencial vetada de Lula, as campanhas de Fernando Haddad e Jilmar Tatto e o “Festival do Futuro”, na posse de 2022 — evento que, segundo a empresa, contou com mais de 60 artistas. O PT, por sua vez, nega ter sido o organizador, razão pela qual o evento não consta na prestação oficial de contas à Justiça Eleitoral.

Nos anos não eleitorais, a produtora também seguiu faturando. Em 2020, recebeu R$ 2 mil. No ano seguinte, R$ 40,9 mil. Em 2022, os contratos chegaram a R$ 533,7 mil, com foco em ações de formação política e promoção partidária.

A direção do PT justificou a continuidade da parceria com base em critérios como confiança, qualidade dos serviços e cumprimento de prazos. A Zion informou que revisou seus procedimentos após o episódio do hino.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.