Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tardezinha Inclusiva apresenta tema ‘Esporte – Vida Ativa, Vida Feliz’ neste domingo em alusão à Corrida do Autismo

Tardezinha Inclusiva apresenta tema ‘Esporte – Vida Ativa, Vida Feliz’ neste domingo em alusão à Corrida do Autismo


A Tardezinha Inclusiva deste domingo (30) apresenta o tema ‘Esporte – Vida Ativa, Vida Feliz’, chamando a atenção dos pequenos para a importância de movimentar o corpo. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz acontece no Centro Cultural de Mangabeira, a partir das 14h.

“Nós estamos organizando essa edição da Tardezinha Inclusiva, uma ação de inclusão pela arte que fazemos há três anos e quatro meses, integrada à prática dos esportes. No mês de abril, estaremos realizando a II Corrida Paraibana em Defesa do Autismo e faremos uma divulgação prévia dentro da Tardezinha Inclusiva para valorizar o processo esportivo, essa interação das crianças e das pessoas autistas com a prática de esportes”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O foco, segundo ele, é a corrida que a Prefeitura organiza, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). “Então, estamos dando uma contribuição no processo de valorização e na chamada de atenção para a sociedade de que os autistas também precisam estar vivenciando essa prática esportiva”, acrescenta.

Hosana Carneiro, presidente da APA, ressalta que a Tardezinha Inclusiva deste domingo vai abordar a importância do esporte na vida do autista. “O autista também precisa estar em movimento e ter a oportunidade de estar inserido nos esportes”, comenta.

Ela destacou que, neste mês, a Funjope, numa parceria com a Secretaria da Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), vai levar capoeira, oficinas de incentivo ao esporte, oficinas ensinando como a criança autista pode se desenvolver a partir da cultura, mas também do esporte. “O prefeito Cícero Lucena sempre inclui todas as secretarias nesse modelo de inclusão”, pontua.

Para Nik Fernandes, umas das organizadoras do evento, o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento, especialmente na vida das crianças autistas. “Ele não só contribui para a saúde física, mas também fortalece a autoestima, melhora a interação social e ajuda na regulação emocional. Para muitas crianças atípicas, o esporte pode ser um desafio, mas quando adaptado e incentivado com carinho, se torna um grande aliado no desenvolvimento motor, cognitivo e social”, pontua.

A ideia, segundo ela, é mostrar que todos podem se movimentar no seu próprio ritmo, celebrando suas conquistas e descobertas. “Convido todos a participarem dessa edição da Tardezinha Inclusiva, um espaço onde o esporte, a diversão e o respeito caminham juntos. Vamos viver momentos inesquecíveis, celebrar a diversidade e mostrar que a inclusão é um direito de todos”, acrescenta.

Programação – No evento, a criançada vai curtir diversos personagens, entre eles, Stitch, Angel, a Menina Superpoderosa e os palhaços Kika e Baba Baby.

Haverá apresentação de capoeira e dos cantores mirins Anthony Marques, Luiz Felipe, Lucas e Nay. Já o cantor e sanfoneiro Osmídio Neto promete um show inesquecível, fazendo todo mundo dançar e celebrar a vida com muita alegria.

A programação conta ainda com oficinas, jogos de tabuleiro, trancistas, clínica de estética, atendimento jurídico e odontológico, e a feirinha inclusiva, com produtos feitos pelas mães.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.